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Ser e tempo / por Martin Heidegger ; tradução por Marcia Sá Cavalcante. --

By: Heidegger, Martin.
Contributor(s): Cavalcante, Marcia Sá [trad.].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Petrópolis, RJ : Editora Vozes, 2015Edition: 10. ed.Description: 600 p.ISBN: 9788532632845.Subject(s): Filosofia Alemã
Contents:
A perplexidade da presença Observação preliminar à 7ª edição, 1953 INTRODUÇÃO - Exposição da questão sobre o sentido de ser PRIMEIRO CAPÍTULO - Necessidade, estrutura e primado da questão do ser § 1. Necessidade de uma retomada explícita da questão do ser § 2. A estrutura formal da questão do ser § 3. O primado ontológico da questão do ser § 4. O primado ôntico da questão do ser SEGUNDO CAPÍTULO - A dupla tarefa na elaboração da questão do ser. O método e o sumário da investigação § 5. A analítica ontológica da presença como liberação do horizonte para uma interpretação do sentido de ser em geral § 6. A tarefa de uma destruição da história da ontologia § 7. O método fenomenológico da investigação A. O conceito de fenômeno B. O conceito de logos C. O conceito preliminar de fenomenologia § 8. O sumário do tratado PRIMEIRA PARTE - A interpretação da presença pela temporalidade e a explicação do tempo como horizonte transcendental da questão do ser PRIMEIRA SEÇÃO - Análise preparatória dos fundamentos da presença PRIMEIRO CAPÍTULO - Exposição da tarefa de uma análise preparatória da presença § 9. O tema da analítica da presença § 10. A delimitação da analítica da presença face à antropologia, psicologia e biologia § 11. A analítica existencial e a interpretação da o presença primitiva. As dificuldades para se obter um "conceito natural de mundo" SEGUNDO CAPÍTULO - O ser-no-mundo em geral como constituição fundamental da presença § 12. Caracterização prévia do ser-no-mundo a partir do ser-em como tal § 13. Exemplo do ser-em num modo derivado. O conhecimento do mundo TERCEIRO CAPÍTULO - A mundanidade do mundo § 14. A ideia de mundanidade do mundo em geral A. Análise da mundanidade circundante e da mundanidade em geral § 15. O ser dos entes que vêm ao encontro no o mundo circundante § 16. A determinação mundana do mundo circundante que se anuncia no ente intramundano § 17. Referência e sinal § 18. Conjuntura e significância: a mundanidade do mundo B. Contraposição da análise da mundanidade à al interpretação de mundo de Descartes § 19. A determinação de "mundo" como res extensa § 20. Os fundamentos da determinação ontológica de "mundo" § 21. A discussão hermenêutica da ontologia cartesiana de "mundo" C. O circundante do mundo circundante e a espacialidade da presença § 22. A espacialidade do manual intramundano § 23. A espacialidade do ser-no-mundo § 24. A espacialidade da presença e o espaço QUARTO CAPÍTULO - O ser-no-mundo como ser-com e ser-si mesmo. O "impessoal" § 25. O ponto de partida da questão existencial sobreo quem da presença § 26. A copresença dos outros e o ser-com cotidiano § 27. O ser-si mesmo cotidiano e o impessoal QUINTO CAPÍTULO - O ser-em como tal § 28. A tarefa de uma análise temática do ser-em A. A constituição existencial do pre § 29. A presença como disposição § 30. O medo como um modo de disposição § 31. A presença como compreender § 32. Compreender e interpretação § 33. O enunciado como modo derivado da interpretação § 34. Presença e fala. A linguagem B. O ser cotidiano do pre e a decadência da presença § 35. A falação § 36. A curiosidade § 37. A ambiguidade § 38. A decadência e o estar lançado SEXTO CAPÍTULO - A cura como ser da presença § 39. A questão da totalidade originária do todo estrutural da presença § 40. A disposição fundamental da angústia como abertura privilegiada da presença § 41. O ser da presença como cura § 42. A confirmação da interpretação existencial da presença como cura a partir da própria interpretação pré-ontológica da presença § 43. Presença, mundanidade e realidade a) Realidade como problema do ser e da possibilidade de comprovação do "mundo externo" b) Realidade como problema ontológico c) Realidade e cura § 44. Presença, abertura e verdade a) O conceito tradicional de verdade e seus fundamentos ontológicos b) O fenômeno originário da verdade e o caráter derivado do conceito tradicional de verdade c) O modo de ser da verdade e a pressuposição de verdade SEGUNDA SEÇÃO - Presença e temporalidade § 45. O resultado da análise preparatória dos fundamentos da presença e a tarefa de sua interpretação existencial e originária PRIMEIRO CAPÍTULO - O possível ser-todo da presença e o ser-para-a-morte § 46. A aparente impossibilidade de se apreender e determinar, ontologicamente, o ser-todo inerente à presença § 47. A possibilidade de se experimentar a morte dos outros e de se apreender toda a presença § 48. O pendente, o fim e a totalidade § 49. A delimitação da análise existencial da morte frente a outras interpretações possíveis do fenômeno § 50. Prelineamento da estrutura ontológico-existencial da morte § 51. O ser-para-a-morte e a cotidianidade da presença § 52. O ser-para-o-fim cotidiano e o pleno conceito existencial da morte § 53. O projeto existencial de um ser-para-a-morte em sentido próprio SEGUNDO CAPÍTULO - O testemunho, segundo o modo de ser da presença, de um poder-ser próprio e a decisão § 54. O problema do testemunho de uma possibilida de existenciária própria § 55. Os fundamentos ontológico-existenciais da consciência § 56. O caráter de apelo da consciência § 57. A consciência como apelo da cura § 58. A compreensão do interpelar e a dívida § 59. A interpretação existencial da consciência e sua interpretação vulgar § 60. A estrutura existencial do poder-ser próprio, testemunhado na consciência TERCEIRO CAPÍTULO - O poder-ser todo em sentido próprio da presença e a temporalidade como sentido ontológico da cura § 61. Prelineamento da passagem metodológica entre a delimitação do ser todo em sentido próprio da presença e a liberação fenomenal da temporalidade § 62. O poder-ser todo, em sentido existenciário e próprio, da presença enquanto decisão antecipadora § 63. A situação hermenêutica adquirida para uma interpretação do sentido ontológico da cura e o caráter metodológico da analítica existencial § 64. Cura e si-mesmo § 65. A temporalidade como sentido ontológico da cura § 66. A temporalidade da presença e as tarefas daí decorrentes de uma retomada mais originária da análise existencial QUARTO CAPÍTULO - Temporalidade e cotidianidade § 67. O teor básico da constituição existencial da presença e o prelineamento de sua interpretação temporal § 68. A temporalidade da abertura em geral a) A temporalidade do compreender b) A temporalidade da disposição c) A temporalidade da decadência d) A temporalidade da fala § 69. A temporalidade do ser-no-mundo e o problema da transcendência do mundo a) A temporalidade da ocupação guiada pela circunvisão b) O sentido temporal em que a ocupação, guiada pela circunvisão, se modifica em descoberta teórica do que é simplesmente dado dentro do mundo c) O problema temporal da transcendência do mundo § 70. A temporalidade da espacialidade inerente à presença § 71. O sentido temporal da cotidianidade da presença QUINTO CAPÍTULO - Temporalidade e historicidade § 72. A exposição ontológico-existencial do problema da história § 73. A compreensão vulgar da história e o acontecer da presença § 74. A constituição fundamental da historicidade § 75. A historicidade da presença e a história do mundo § 76. A origem existencial da historiografia a partir da historicidade da presença § 77. O nexo da presente exposição do problema da historicidade com as pesquisas de W. Dilthey e as ideias do Conde Yorck SEXTO CAPÍTULO - Temporalidade e intratemporalidade como origem do conceito vulgar de tempo § 78. A incompletude da presente análise temporal da presença § 79. A temporalidade da presença e a ocupação do tempo § 80. O tempo ocupado e a intratemporalidade § 81. A intratemporalidade e a gênese do conceito vulgar de tempo § 82. A distinção do nexo ontológico-existencial entre temporalidade, presença e tempo do mundo por oposição à concepção hegeliana da relação entre tempo e espírito a) O conceito hegeliano de tempo b) A interpretação hegeliana do nexo entre tempo e espírito § 83. A analítica existencial e temporal da presença e a questão de uma ontologia fundamental sobre o sentido de ser em geral Notas marginais do exemplar do autor Posfácio Notas explicativas Glossário
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 193 H4653s (Browse shelf) Ex. 1 Available 2023-0041

A perplexidade da presença Observação preliminar à 7ª edição, 1953 INTRODUÇÃO - Exposição da questão sobre o sentido de ser PRIMEIRO CAPÍTULO - Necessidade, estrutura e primado da questão do ser § 1. Necessidade de uma retomada explícita da questão do ser § 2. A estrutura formal da questão do ser § 3. O primado ontológico da questão do ser § 4. O primado ôntico da questão do ser SEGUNDO CAPÍTULO - A dupla tarefa na elaboração da questão do ser. O método e o sumário da investigação § 5. A analítica ontológica da presença como liberação do horizonte para uma interpretação do sentido de ser em geral § 6. A tarefa de uma destruição da história da ontologia § 7. O método fenomenológico da investigação A. O conceito de fenômeno B. O conceito de logos C. O conceito preliminar de fenomenologia § 8. O sumário do tratado PRIMEIRA PARTE - A interpretação da presença pela temporalidade e a explicação do tempo como horizonte transcendental da questão do ser PRIMEIRA SEÇÃO - Análise preparatória dos fundamentos da presença PRIMEIRO CAPÍTULO - Exposição da tarefa de uma análise preparatória da presença § 9. O tema da analítica da presença § 10. A delimitação da analítica da presença face à antropologia, psicologia e biologia § 11. A analítica existencial e a interpretação da o presença primitiva. As dificuldades para se obter um "conceito natural de mundo" SEGUNDO CAPÍTULO - O ser-no-mundo em geral como constituição fundamental da presença § 12. Caracterização prévia do ser-no-mundo a partir do ser-em como tal § 13. Exemplo do ser-em num modo derivado. O conhecimento do mundo TERCEIRO CAPÍTULO - A mundanidade do mundo § 14. A ideia de mundanidade do mundo em geral A. Análise da mundanidade circundante e da mundanidade em geral § 15. O ser dos entes que vêm ao encontro no o mundo circundante § 16. A determinação mundana do mundo circundante que se anuncia no ente intramundano § 17. Referência e sinal § 18. Conjuntura e significância: a mundanidade do mundo B. Contraposição da análise da mundanidade à al interpretação de mundo de Descartes § 19. A determinação de "mundo" como res extensa § 20. Os fundamentos da determinação ontológica de "mundo" § 21. A discussão hermenêutica da ontologia cartesiana de "mundo" C. O circundante do mundo circundante e a espacialidade da presença § 22. A espacialidade do manual intramundano § 23. A espacialidade do ser-no-mundo § 24. A espacialidade da presença e o espaço QUARTO CAPÍTULO - O ser-no-mundo como ser-com e ser-si mesmo. O "impessoal" § 25. O ponto de partida da questão existencial sobreo quem da presença § 26. A copresença dos outros e o ser-com cotidiano § 27. O ser-si mesmo cotidiano e o impessoal QUINTO CAPÍTULO - O ser-em como tal § 28. A tarefa de uma análise temática do ser-em A. A constituição existencial do pre § 29. A presença como disposição § 30. O medo como um modo de disposição § 31. A presença como compreender § 32. Compreender e interpretação § 33. O enunciado como modo derivado da interpretação § 34. Presença e fala. A linguagem B. O ser cotidiano do pre e a decadência da presença § 35. A falação § 36. A curiosidade § 37. A ambiguidade § 38. A decadência e o estar lançado SEXTO CAPÍTULO - A cura como ser da presença § 39. A questão da totalidade originária do todo estrutural da presença § 40. A disposição fundamental da angústia como abertura privilegiada da presença § 41. O ser da presença como cura § 42. A confirmação da interpretação existencial da presença como cura a partir da própria interpretação pré-ontológica da presença § 43. Presença, mundanidade e realidade a) Realidade como problema do ser e da possibilidade de comprovação do "mundo externo" b) Realidade como problema ontológico c) Realidade e cura § 44. Presença, abertura e verdade a) O conceito tradicional de verdade e seus fundamentos ontológicos b) O fenômeno originário da verdade e o caráter derivado do conceito tradicional de verdade c) O modo de ser da verdade e a pressuposição de verdade SEGUNDA SEÇÃO - Presença e temporalidade § 45. O resultado da análise preparatória dos fundamentos da presença e a tarefa de sua interpretação existencial e originária PRIMEIRO CAPÍTULO - O possível ser-todo da presença e o ser-para-a-morte § 46. A aparente impossibilidade de se apreender e determinar, ontologicamente, o ser-todo inerente à presença § 47. A possibilidade de se experimentar a morte dos outros e de se apreender toda a presença § 48. O pendente, o fim e a totalidade § 49. A delimitação da análise existencial da morte frente a outras interpretações possíveis do fenômeno § 50. Prelineamento da estrutura ontológico-existencial da morte § 51. O ser-para-a-morte e a cotidianidade da presença § 52. O ser-para-o-fim cotidiano e o pleno conceito existencial da morte § 53. O projeto existencial de um ser-para-a-morte em sentido próprio SEGUNDO CAPÍTULO - O testemunho, segundo o modo de ser da presença, de um poder-ser próprio e a decisão § 54. O problema do testemunho de uma possibilida de existenciária própria § 55. Os fundamentos ontológico-existenciais da consciência § 56. O caráter de apelo da consciência § 57. A consciência como apelo da cura § 58. A compreensão do interpelar e a dívida § 59. A interpretação existencial da consciência e sua interpretação vulgar § 60. A estrutura existencial do poder-ser próprio, testemunhado na consciência TERCEIRO CAPÍTULO - O poder-ser todo em sentido próprio da presença e a temporalidade como sentido ontológico da cura § 61. Prelineamento da passagem metodológica entre a delimitação do ser todo em sentido próprio da presença e a liberação fenomenal da temporalidade § 62. O poder-ser todo, em sentido existenciário e próprio, da presença enquanto decisão antecipadora § 63. A situação hermenêutica adquirida para uma interpretação do sentido ontológico da cura e o caráter metodológico da analítica existencial § 64. Cura e si-mesmo § 65. A temporalidade como sentido ontológico da cura § 66. A temporalidade da presença e as tarefas daí decorrentes de uma retomada mais originária da análise existencial QUARTO CAPÍTULO - Temporalidade e cotidianidade § 67. O teor básico da constituição existencial da presença e o prelineamento de sua interpretação temporal § 68. A temporalidade da abertura em geral a) A temporalidade do compreender b) A temporalidade da disposição c) A temporalidade da decadência d) A temporalidade da fala § 69. A temporalidade do ser-no-mundo e o problema da transcendência do mundo a) A temporalidade da ocupação guiada pela circunvisão b) O sentido temporal em que a ocupação, guiada pela circunvisão, se modifica em descoberta teórica do que é simplesmente dado dentro do mundo c) O problema temporal da transcendência do mundo § 70. A temporalidade da espacialidade inerente à presença § 71. O sentido temporal da cotidianidade da presença QUINTO CAPÍTULO - Temporalidade e historicidade § 72. A exposição ontológico-existencial do problema da história § 73. A compreensão vulgar da história e o acontecer da presença § 74. A constituição fundamental da historicidade § 75. A historicidade da presença e a história do mundo § 76. A origem existencial da historiografia a partir da historicidade da presença § 77. O nexo da presente exposição do problema da historicidade com as pesquisas de W. Dilthey e as ideias do Conde Yorck SEXTO CAPÍTULO - Temporalidade e intratemporalidade como origem do conceito vulgar de tempo § 78. A incompletude da presente análise temporal da presença § 79. A temporalidade da presença e a ocupação do tempo § 80. O tempo ocupado e a intratemporalidade § 81. A intratemporalidade e a gênese do conceito vulgar de tempo § 82. A distinção do nexo ontológico-existencial entre temporalidade, presença e tempo do mundo por oposição à concepção hegeliana da relação entre tempo e espírito a) O conceito hegeliano de tempo b) A interpretação hegeliana do nexo entre tempo e espírito § 83. A analítica existencial e temporal da presença e a questão de uma ontologia fundamental sobre o sentido de ser em geral Notas marginais do exemplar do autor Posfácio Notas explicativas Glossário

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