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Microeconomia Robert S. Pindyck, Daniel L. Rubinfeld; tradução, Daniel Vieira; revisão, Edgard Merlo, Julio Pires

By: Pindyck, Robert S.
Contributor(s): Rubinfeld, Daniel L [Autor] | Vieira, Daniel [Tradução ] | Merlo, Edgard [Revisão ] | Pires, Julio [Revisão ].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013Edition: 8.ed.Description: xxiii, 742 p il., tabelas , gráficos , fórmulas.ISBN: 9788543000282.Other title: Título original: Microeconomics.Subject(s): Microeconomia
Contents:
Parte Um - Introdução: mercados e preços 1. Aspectos preliminares -- 1.1. Os temas da microeconomia -- 1.2. O que é um mercado? -- 1.3. Preço reais versus preços nominais -- 1.4. Por que estudar microeconomia? 2. Os fundamentos da oferta e da demanda -- 2.1. Oferta e demanda -- 2.2. O mecanismo de mercado -- 2.3. Alterações no equilíbrio de mercado -- 2.4. Elasticidades da oferta e da demanda -- 2.5. Elasticidades de curto prazo versus elasticidades de longo prazo -- 2.6. Compreendendo e prevendo os efeitos das modificações nas condições de mercado -- 2.7. Efeitos da intervenção governamental controle de preço Parte Dois - Produtores, consumidores e mercados competitivos 3. Comportamento do consumidor -- 3.1. Preferências do consumidor -- 3.2. Restrições orçamentárias -- 3.3. A escolha do consumidor -- 3.4. Preferência revelada -- Utilidade marginal e escolha do consumidor -- 3.6. Índice de custo de vida 4. Demanda individual e demanda de mercado -- 4.1. Demanda individual -- 4.2. Efeito renda e efeito substituição -- 4.3. Demanda de mercado -- 4.4. Excedente do consumidor -- 4.5. Externalidade de rede -- 4.6. Estimativa empírica da demanda 5. Incerteza e comportamento do consumidor -- 5.1. Descrevendo o risco -- 5.2. Preferências em relação ao risco -- 5.3. Reduzindo o risco -- 5.4. A demanda por ativos de risco -- 5.5. Bolhas -- 5.6. Economia comportamental 6. Produção -- 6.1. As empresas e suas decisões de produção -- 6.2. Produção com um insumo variável -- 6.3. Produção com dois insumos variáveis -- 6.4. Rendimentos de escala 7. O custo de produção -- 7.1. Medindo custos: quais custos considerar? -- 7.2. Custos no curto prazo -- 7.3. Custos no longo prazo -- 7.4. Curvas de custo no longo -- 7.5. Produção com dois produtos - economias de escopo -- 7.6. Mudanças dinâmicas nos custos - a curva de aprendizagem -- 7.7. Estimativa e previsões de custo 8. Maximização de lucros e oferta competitiva -- 8.1. Mercados perfeitamente competitivos -- 8.2. Maximização de lucros -- 8.3. Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros -- 8.4. Escolha do nível de produção no curto prazo -- 8.5. Curva de oferta no curto prazo da empresa competitiva -- 8.6. Curva de oferta de mercado no curto prazo -- 8.7. Escolha do nível de produção no longo prazo -- 8.8. Curva de oferta do setor no longo prazo 9. Análise de mercados -- 9.1. Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor -- 9.2. Eficiência de um mercado competitivo -- 9.3. Preços mínimos -- 9.4. Sustentação de preços de quotas de produção -- 9.5. Quotas e tarifas de importação -- 9.6. Impacto de um imposto ou de um subsídio Parte Três - Estrutura de marcado e estratégia 10. Poder de mercado: monopólio e monopsônio -- 10.1. Monopólio -- 10.2. Poder de monopólio -- 10.3. Fontes do poder de monopólio -- 10.4. Custos sociais do poder de monopólio -- 10.5. Monopsônio -- 10.6. Poder de monopsônio -- 10.7. Limitando o poder de mercado: a legislação antitruste 11. Determinação de preços e poder de mercado -- 11.1. Captura do excedente do consumidor -- 11.2. Discriminação de preço -- 11.3. Discriminação de preço intertemporal e preço de pico -- 11.4. Tarifa em duas partes -- 11.5. Venda em pacote -- 11.6. Propaganda 12. Competição monopolística e oligopólio -- 12.1. Competição monopolística -- 12.2. Oligopólio -- 12.3. Concorrência de preços -- 12.4. Concorrência versus coalizão: o dilema dos prisioneiros -- 12.5. Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas -- 12.6. Cartéis 13. Teoria dos jogos e estratégia competitiva -- 13.1. Jogos e decisões estratégicas -- 13.2. Estratégias de Nash retomado -- 13.4. Jogos repetitivos -- 13.5. Jogos sequenciais -- 13.6. Ameaças, compromissos e credibilidade -- 13.7. Desencorajamento à entrada -- 13.8. Leilões 14. Mercados para fatores de produção -- 14.1. Mercados de fatores competitivos -- 14.2. Equilíbrio em um mercado de fatores competitivo -- 14.3. Mercado de fatores com poder de monopsônio -- 14.4. Mercado de fatores com poder de monopólio 15. Investimento, tempo e mercados de capitais -- 15.1. Estoques versus fluxos -- 15.2. Valor presente descontado -- 15.3. Valor de um título -- 15.4. Critério do valor presente líquido para decisão de investimento de capital -- 15.5. Ajustes para riscos -- 15.6. Decisões de investimento dos consumidores -- 15.7. Investimentos em capital humano -- 15.8. Decisões de produção intertemporal -- 15.9. Como são determinadas as taxas de juros? Parte Quatro - Informação, falhas de mercado e o papel do governo 16. Equilíbrio geral e eficiência econômica -- 16.1. Análise de equilíbrio geral -- 16.2. Eficiência nas trocas -- 16.3. Equidade e eficiência -- 16.4. Eficiência na produção -- 16.5. Os ganhos do livre-comércio -- 16.6. A eficiência nos mercados competitivos -- 167. Por que os mercados falham 17. Mercados com informação assimétrica -- 17.1. Incerteza sobre a qualidade e o mercado de limões -- 17.2. Sinalização de mercado -- 17.3. Risco moral -- 17.4. O problema da relação agente-principal -- 17.5. Incentivos aos administradores de uma empresa integrada -- 17.6. Informação assimétrica no mercado de trabalho: teoria do salário de eficiência 18. Externalidades e bens públicos -- 18.1. Externalidades -- 18.2. Formas de corrigir falhas de mercado -- 18.3. Externalidade de estoque -- 18.4. Externalidades e direitos de propriedade -- 18.5. Recursos de propriedade comum -- 18.6. Bens públicos -- 18.7. Preferências privadas por bens públicos
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 6.02.2 P648m (Browse shelf) Ex. 1 Available 2018-0951

Inclui índice

Parte Um - Introdução: mercados e preços 1. Aspectos preliminares -- 1.1. Os temas da microeconomia -- 1.2. O que é um mercado? -- 1.3. Preço reais versus preços nominais -- 1.4. Por que estudar microeconomia? 2. Os fundamentos da oferta e da demanda -- 2.1. Oferta e demanda -- 2.2. O mecanismo de mercado -- 2.3. Alterações no equilíbrio de mercado -- 2.4. Elasticidades da oferta e da demanda -- 2.5. Elasticidades de curto prazo versus elasticidades de longo prazo -- 2.6. Compreendendo e prevendo os efeitos das modificações nas condições de mercado -- 2.7. Efeitos da intervenção governamental controle de preço Parte Dois - Produtores, consumidores e mercados competitivos 3. Comportamento do consumidor -- 3.1. Preferências do consumidor -- 3.2. Restrições orçamentárias -- 3.3. A escolha do consumidor -- 3.4. Preferência revelada -- Utilidade marginal e escolha do consumidor -- 3.6. Índice de custo de vida 4. Demanda individual e demanda de mercado -- 4.1. Demanda individual -- 4.2. Efeito renda e efeito substituição -- 4.3. Demanda de mercado -- 4.4. Excedente do consumidor -- 4.5. Externalidade de rede -- 4.6. Estimativa empírica da demanda 5. Incerteza e comportamento do consumidor -- 5.1. Descrevendo o risco -- 5.2. Preferências em relação ao risco -- 5.3. Reduzindo o risco -- 5.4. A demanda por ativos de risco -- 5.5. Bolhas -- 5.6. Economia comportamental 6. Produção -- 6.1. As empresas e suas decisões de produção -- 6.2. Produção com um insumo variável -- 6.3. Produção com dois insumos variáveis -- 6.4. Rendimentos de escala 7. O custo de produção -- 7.1. Medindo custos: quais custos considerar? -- 7.2. Custos no curto prazo -- 7.3. Custos no longo prazo -- 7.4. Curvas de custo no longo -- 7.5. Produção com dois produtos - economias de escopo -- 7.6. Mudanças dinâmicas nos custos - a curva de aprendizagem -- 7.7. Estimativa e previsões de custo 8. Maximização de lucros e oferta competitiva -- 8.1. Mercados perfeitamente competitivos -- 8.2. Maximização de lucros -- 8.3. Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros -- 8.4. Escolha do nível de produção no curto prazo -- 8.5. Curva de oferta no curto prazo da empresa competitiva -- 8.6. Curva de oferta de mercado no curto prazo -- 8.7. Escolha do nível de produção no longo prazo -- 8.8. Curva de oferta do setor no longo prazo 9. Análise de mercados -- 9.1. Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor -- 9.2. Eficiência de um mercado competitivo -- 9.3. Preços mínimos -- 9.4. Sustentação de preços de quotas de produção -- 9.5. Quotas e tarifas de importação -- 9.6. Impacto de um imposto ou de um subsídio Parte Três - Estrutura de marcado e estratégia 10. Poder de mercado: monopólio e monopsônio -- 10.1. Monopólio -- 10.2. Poder de monopólio -- 10.3. Fontes do poder de monopólio -- 10.4. Custos sociais do poder de monopólio -- 10.5. Monopsônio -- 10.6. Poder de monopsônio -- 10.7. Limitando o poder de mercado: a legislação antitruste 11. Determinação de preços e poder de mercado -- 11.1. Captura do excedente do consumidor -- 11.2. Discriminação de preço -- 11.3. Discriminação de preço intertemporal e preço de pico -- 11.4. Tarifa em duas partes -- 11.5. Venda em pacote -- 11.6. Propaganda 12. Competição monopolística e oligopólio -- 12.1. Competição monopolística -- 12.2. Oligopólio -- 12.3. Concorrência de preços -- 12.4. Concorrência versus coalizão: o dilema dos prisioneiros -- 12.5. Implicações do dilema dos prisioneiros para a determinação de preços oligopolistas -- 12.6. Cartéis 13. Teoria dos jogos e estratégia competitiva -- 13.1. Jogos e decisões estratégicas -- 13.2. Estratégias de Nash retomado -- 13.4. Jogos repetitivos -- 13.5. Jogos sequenciais -- 13.6. Ameaças, compromissos e credibilidade -- 13.7. Desencorajamento à entrada -- 13.8. Leilões 14. Mercados para fatores de produção -- 14.1. Mercados de fatores competitivos -- 14.2. Equilíbrio em um mercado de fatores competitivo -- 14.3. Mercado de fatores com poder de monopsônio -- 14.4. Mercado de fatores com poder de monopólio 15. Investimento, tempo e mercados de capitais -- 15.1. Estoques versus fluxos -- 15.2. Valor presente descontado -- 15.3. Valor de um título -- 15.4. Critério do valor presente líquido para decisão de investimento de capital -- 15.5. Ajustes para riscos -- 15.6. Decisões de investimento dos consumidores -- 15.7. Investimentos em capital humano -- 15.8. Decisões de produção intertemporal -- 15.9. Como são determinadas as taxas de juros? Parte Quatro - Informação, falhas de mercado e o papel do governo 16. Equilíbrio geral e eficiência econômica -- 16.1. Análise de equilíbrio geral -- 16.2. Eficiência nas trocas -- 16.3. Equidade e eficiência -- 16.4. Eficiência na produção -- 16.5. Os ganhos do livre-comércio -- 16.6. A eficiência nos mercados competitivos -- 167. Por que os mercados falham 17. Mercados com informação assimétrica -- 17.1. Incerteza sobre a qualidade e o mercado de limões -- 17.2. Sinalização de mercado -- 17.3. Risco moral -- 17.4. O problema da relação agente-principal -- 17.5. Incentivos aos administradores de uma empresa integrada -- 17.6. Informação assimétrica no mercado de trabalho: teoria do salário de eficiência 18. Externalidades e bens públicos -- 18.1. Externalidades -- 18.2. Formas de corrigir falhas de mercado -- 18.3. Externalidade de estoque -- 18.4. Externalidades e direitos de propriedade -- 18.5. Recursos de propriedade comum -- 18.6. Bens públicos -- 18.7. Preferências privadas por bens públicos

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