Educação e modernidade
Contributor(s): | Fórum Nacional: as bases do desenvolvimento moderno São Paulo 1993 Maio 3-6.
Material type: BookPublisher: São Paulo : Nobel, 1993Description: 219 p.Subject(s): EducaçãoItem type | Current location | Collection | Call number | Copy number | Status | Date due | Barcode |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Livro Geral | Biblioteca Graciliano Ramos | Livro Geral | 12E2442e (Browse shelf) | 1 | Available | 10007037 |
Browsing Biblioteca Graciliano Ramos Shelves , Collection code: Livro Geral Close shelf browser
12E167e Educação corporativa no Brasil : | 12E184e Escritos sobre aprendizaje : | 12E184e Escritos sobre aprendizaje : | 12E2442e Educação e modernidade | 12E2442ec Educação : | 12E2443e A educação na America Latina : | 12E2443e La educación a distancia en América Latina : |
BIDPNUD
1. Introdução 1.1 - Natureza e desenvolvimento da pesquisa 1.2 - Desenho da amostra 1.3 - A pesquisa de campo 1.4 - A pesquisa nas escolas: as variáveis independentes e dependentes 1.5 - Instrumentos de coleta da matriz de dados 2. A escola: o prédio, o equipamento e as suas condições de funcionamento 2.1 - Tamanho e operação das escolas 2.2 - Material de construção, estado de manutenção e condicões limpeza escolas 2.3 - Material existente nas escolas 2.4 - Existência de laboratorios e oficinas 2.5 - Instalações e comodidades complementares 2.6 - Intensidade de uso do equipamento escolar 2.7 - Conclusões 3. Os custos da educação:um ensaio metodologico 3.1 - Uma visão global dos custos 3.2 - Os componentes das despesas educacionais e os custos sociais da educação 3.3 - Custos agregados por aluno/ano 4. Quanto custa a educação na América Latina 4.1 - A geopolítica das escolas pobres 4.2 - Uma maioria oprimida: os mais jovens 4.3 - O capitalismo e as tradições pedagogicas: a escola particular 5. O que escondem os custos agregados 5.1 - Os componentes dos custos totais da escola 5.2 - A participação da família no financiamento da educação 6 - Os custos, o tamanho da escola e a capacidade ociosa 6.1 - Os módulos produtivos e unidade central de serviços 6.2 - Custos decrescentes e escala otima de operações 6.3 - Custos, tamanho e complexidade no processo educativo 6.4 - O paradoxo dos custos crescentes 6.5 - A escala de operação das escolas do Rio de Janeiro e Brasília 7. A escala ótima de operação e a eficiência no uso dos fatores 7.1 - A escala ótima 7.2 - Custo e eficiência no uso dos fatores 8. Quais os resultados do que se gasta em educação 8.1 - A interrupção da trajetoria escolar: um investimento sem retorno individual e social 8.2 - A desigualdade na distribuição da educação 9. Conclusões 9.1 - A escola para quem e jovem, pobre e mora longe 9.2 - Ineficiência e disfunções na operação das escolas 9.3 - Mecanismos de decisão e política educacional 9.4 - Escolas e escalas de operação
There are no comments for this item.