Comunicacao de massa : analise do conteudo
By: KIENTZ, Albert.
Material type: BookPublisher: Rio de Janeiro : Eldorado, 1973Description: 182 p.Title translated: Pour analyser des media.Subject(s): Comunicação | Comunicação Social | Meio de ComunicaçãoItem type | Current location | Collection | Call number | Copy number | Status | Date due | Barcode |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Livro Geral | Biblioteca Graciliano Ramos | Livro Geral | 16K474c (Browse shelf) | 1 | Available | 10000571 | |
Livro Geral | Biblioteca Graciliano Ramos | Livro Geral | 16K474c (Browse shelf) | 2 | Available | 10000572 |
capítulo 1 - Processo e conteúdo das comunicações I. O processo de comunicação II. As mensagens, campo de investigação da análise de conteúdo 1. Natureza física da mensagem 2. Tipos de mensagem 3. O discurso da imagem 4. Informação semâtica e informação estética 5. As mensagens múltiplas capítulo 2 - Uma técnica para múltiplos fins I. Campos de aplicação 1. Ciências políticas 2. Psicologia 3. Crítica literária 4. Sociologia II. A análise de conteúdo aplicada aos media 1. O coneúdo e suas características 2. Espírito e estratégia do emissor 3. Pesquisas na direção do receptor 4. A cultura de massa 5. Pesquisa na direção dos media capítulo 3 - Análise de conteúdo e condicionamento das mensagens I. Media e condicionamento das mensagens II. O tratamento da informação III. As alterações da mensagem IV. Principais fases do tratamento da informação 1. Filtragens em função da originalidade 2. Tratamento em função da inteligibilidade 3. Em função da grau de implicação 4. Em função da profundidade psicológica V. Esboço de um esquema interno da "caixa escura" capítulo 4 - Da Análise de conteúdo à "culturanálise" I. Do conteúdo dos media à "culturanálise" II. Psicanálise do cidadão da sociedade de comunicação de massa 1. As revistas ou a obsessão de estar in 2. Os diários ou o alimento cotidiano do "conflitívoro" capítulo 5 - Como construir uma análise I. As regras da análise 1. Ser objetivo 2. Ser sistemático 3. Abordar apenas o conteúdo manifesto 4. Quantificar II. As etapas d análise 1. Definir os objetivos da pesquisa 2. Constituir um "corpus" 3. Decompor o "corpus" em unidades 4. Reagrupar as unidades em categoria 5. Tratar quantitavamente III. Perspectivas de futuro
Tradutor: Alvaro Cabral
There are no comments for this item.