<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: 10 Novas competencias para ensinar :
Normal view MARC view ISBD view

10 Novas competencias para ensinar : convite a viagem

By: PERRENOUD, Philippe.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Porto Alegre : Artmed, 2000Description: 192 p.Title translated: Dix nouvelles competences pour enseigner.Subject(s): Educação | Ensino | Aprendizagem | Formacao de Docentes
Contents:
Organizar e dirigir situacoes de aprendizagem Conhecer, para determinada disciplina, os conteudos a serem ensinados e sua traducao em objetivos de aprendizagem Trabalhar a partir das representacoes dos alunos Trabalhar a partir dos erros e dos obstaculos a aprendizagem Construir e planejar dispositivos e sequencias didaticas Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento Administrar aprogressao das aprendizagens Conceber e administrar situacoes-problema ajustadas ao nivel e as possibilidades dos alunos Adquirir uma visao longitudinal dos objetivos do ensino Estabelecer lacos com as teorias subjacentes as atividades de aprendizagem Observar e avaliar os alunos em situcaoes de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa Rumo a ciclos de aprendizagem Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciacao Administrar a heterogeneidade no ambito de uma turma Abrir, ampliar a gestao de classe para um espaco mais vasto Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades Desenvolver a cooperacao entre os alunos e certas formas simples de ensino mutuo Um adupla construcao Envolver os alunos em suas apredizagens e em seu trabalho Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relacao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na crianca a capacidade de auto-avaliacao Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos Oferecer atividades opcionais de formacao Favorecer a definicao de um projeto pessoal do aluno Trabalhar em equipe Elaborar um projeto em equipe, representacoes comuns Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunioes Formar e renovar uma equipe pedagogica Enfrentar e analisar em conjunto situacoes complexas, praticas e problemas profissionais Administrar crises ou conflitos interpessoais Participar da administracao da escola Elaborar, negociar um projeto da instutuicao Administrar os recursos da escola Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros Organizar e fazer evoluir, no ambito da escola, a participacao dos alunos Competencias para trabalhar em ciclos de aprendizagem Informar e envolver os pais Dirigir reunioes de informacao e de debate Fazer entrevistas Envolver os pais na construcao dos saberes "Enrolar" Utilizar novas tecnologias A informatica na escola: uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino? Utilizar editores de texto Explorar as potencialidades didaticas dos programas em relacao aos objetivos do ensino Comunicar-se a distancia por meio da telematica Utilizar as ferramentas multimidia no ensino Competencias fundamentadas em uma cultura tecnologia Enfrentar os deveres e os dilemas eticos da profissao Prevenir a violencia na escola e fora dela Lutar contar os preconceitos e as discriminacoes sexuais, etnicas e sociais Participar da criacao de regras de vida comum referentes a disciplina na escola, as sancoes e a apreciacao da conduta Analisar a relacao pedagogica, a autoridade e a comunicacao em aula Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justica Dilemas e competencias Administrar sua propria foramaco continua Saber explicitar as proprias praticas Estabelecer seu proprio balanco de competencias e seu programa pessoal de formacao comum com os colegas (equipe, escola, rede) Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo Acolher a formacao dos colegas e participar dela Ser agente do sistema de formacao continua Conclusao: A caminho de uma nova profissao? Um exercicio estranho Duas profissoes em uma? Profissionalizar-se sozinho?
Production Credits: Tradutor: Patricia Chittoni Ramos
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 12P455d (Browse shelf) 1 Available 10007811

Organizar e dirigir situacoes de aprendizagem Conhecer, para determinada disciplina, os conteudos a serem ensinados e sua traducao em objetivos de aprendizagem Trabalhar a partir das representacoes dos alunos Trabalhar a partir dos erros e dos obstaculos a aprendizagem Construir e planejar dispositivos e sequencias didaticas Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento Administrar aprogressao das aprendizagens Conceber e administrar situacoes-problema ajustadas ao nivel e as possibilidades dos alunos Adquirir uma visao longitudinal dos objetivos do ensino Estabelecer lacos com as teorias subjacentes as atividades de aprendizagem Observar e avaliar os alunos em situcaoes de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa Rumo a ciclos de aprendizagem Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciacao Administrar a heterogeneidade no ambito de uma turma Abrir, ampliar a gestao de classe para um espaco mais vasto Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades Desenvolver a cooperacao entre os alunos e certas formas simples de ensino mutuo Um adupla construcao Envolver os alunos em suas apredizagens e em seu trabalho Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relacao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na crianca a capacidade de auto-avaliacao Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos Oferecer atividades opcionais de formacao Favorecer a definicao de um projeto pessoal do aluno Trabalhar em equipe Elaborar um projeto em equipe, representacoes comuns Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunioes Formar e renovar uma equipe pedagogica Enfrentar e analisar em conjunto situacoes complexas, praticas e problemas profissionais Administrar crises ou conflitos interpessoais Participar da administracao da escola Elaborar, negociar um projeto da instutuicao Administrar os recursos da escola Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros Organizar e fazer evoluir, no ambito da escola, a participacao dos alunos Competencias para trabalhar em ciclos de aprendizagem Informar e envolver os pais Dirigir reunioes de informacao e de debate Fazer entrevistas Envolver os pais na construcao dos saberes "Enrolar" Utilizar novas tecnologias A informatica na escola: uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino? Utilizar editores de texto Explorar as potencialidades didaticas dos programas em relacao aos objetivos do ensino Comunicar-se a distancia por meio da telematica Utilizar as ferramentas multimidia no ensino Competencias fundamentadas em uma cultura tecnologia Enfrentar os deveres e os dilemas eticos da profissao Prevenir a violencia na escola e fora dela Lutar contar os preconceitos e as discriminacoes sexuais, etnicas e sociais Participar da criacao de regras de vida comum referentes a disciplina na escola, as sancoes e a apreciacao da conduta Analisar a relacao pedagogica, a autoridade e a comunicacao em aula Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justica Dilemas e competencias Administrar sua propria foramaco continua Saber explicitar as proprias praticas Estabelecer seu proprio balanco de competencias e seu programa pessoal de formacao comum com os colegas (equipe, escola, rede) Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo Acolher a formacao dos colegas e participar dela Ser agente do sistema de formacao continua Conclusao: A caminho de uma nova profissao? Um exercicio estranho Duas profissoes em uma? Profissionalizar-se sozinho?

Tradutor: Patricia Chittoni Ramos

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha