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Grau de monopólio e testes de Granger - causalidade entre custos e benefícios e preços na indústria brasileira(1978-1998)

By: BAHIA, Luiz Dias.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 770.Publisher: Brasília : IPEA, 2000Description: 37 p.Subject(s): Setor Secundário
Contents:
1 Introdução 2 Formação de preços em Kalecki 3 Grau de monopólio e contexto macroeconômico de 1978 a 1998 4 Testes de Causalidade 5 Conclusão
Abstract: O trabalho busca analisar o papel das relações intersetoriais entre fornecedores e compradores de insumos em condições de oligopólio bilateral, por meio da abordagem kaleckiana de grau de monopólio. Conclui-se que a barganha intersetorial pode alterar o grau de monopólio dos setores envolvidos e, conseqüentemente, de toda a economia. A seguir, desenvolvem-se testes de causalidade de Granger entre preços de insumos e preços do produto final para cerca de dez gêneros da indústria de transformação. A conclusão principal é que, na barganha intersetorial entre fornecedores e compradores oligopolistas de insumos, geralmente cabe aos compradores a maiorAbstract: capacidade de influenciar os preços
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Livro Especial Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Especial 1 Indisponível 10008405

1 Introdução 2 Formação de preços em Kalecki 3 Grau de monopólio e contexto macroeconômico de 1978 a 1998 4 Testes de Causalidade 5 Conclusão

O trabalho busca analisar o papel das relações intersetoriais entre fornecedores e compradores de insumos em condições de oligopólio bilateral, por meio da abordagem kaleckiana de grau de monopólio. Conclui-se que a barganha intersetorial pode alterar o grau de monopólio dos setores envolvidos e, conseqüentemente, de toda a economia. A seguir, desenvolvem-se testes de causalidade de Granger entre preços de insumos e preços do produto final para cerca de dez gêneros da indústria de transformação. A conclusão principal é que, na barganha intersetorial entre fornecedores e compradores oligopolistas de insumos, geralmente cabe aos compradores a maior

capacidade de influenciar os preços

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