Metodologia de avaliação de políticas públicas : uma experiência em educação profissional
- 3 ed
- São Paulo : Cortez, 2003
- 96 p.
- Questões da Nossa Época ; 75 .
Parte I - Avaliação de políticas públicas Concepção de avaliação Resumo de concepções de avaliação Avaliação educacional Avaliação institucional e de política pública A multiplicidade da avaliação Explicitando a concepção adotada Parâmetros referenciais de avaliação Globalização, reestruturação produtiva e educação profissional Política pública como objeto de avaliação A proposta da PNEP e do PLANFOR Parte II - Princípios, critérios e indicadores de avaliação em educação profissional Finalidades e objetivos da avaliação Operacionalização da metodologia de avaliação em educação profissional Avaliação interna e externa Os beneficiários da avaliação Os sujeitos da avaliação Estratégia de análise Análise quantitativa e qualitativa Análise de conteúdo de documentos Tipos e fontes de informação Critérios e indicadores de avaliação Eficiência Eficácia Efetividade social Operacionalização dos critérios básicos de avaliação Critérios operacionais de avaliação Relevância e adequação Coerência e compatibilidade Descentralização e parceria Exeqüibilidade Hipóteses e variáveis Parâmetros para a construção de hipóteses Definição de variáveis em avaliação
8524907452
Política Pública Avaliação de Políticas Públicas Formulação de Políticas