COLBRI, Antônia

O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas : padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas - Rio de Janeiro : FGV, Maio. /Jun. 2001

A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades socias. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de outoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundiar uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência


Capacitação Profissional
mercado
Competência
mudança organizacional