MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov

A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência : um estudo exploratório na cidade de São Paulo - São Paulo : FEA-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2003

Neste artigo, pretende-se elucidar se o fator ecológico pode ser considerado uma ferramenta mercadológica, indo ao encontro das necessidades dos consumidores a serem satisfeitas. Apresenta-se um estudo exploratório que teve como intuito investigar se o meio ambiente é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras de bens de conveniência. Os resultados desse estudo indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não constituindo, portanto, elemento de agregação de valor aos produtos no sentido de satisfazer às necessidades dos consumidores, sobretudo pelo fato de eles não terem informação suficiente para tal. Apesar disso, sugerem que o investimento empresarial em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá transformar-se, no futuro, em vantagem competitiva, pois tanto o conhecimento sobre as questões ambientais quanto as atitudes positivas em relação à preservação ambiental já estão presentes nos consumidores