MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L.

Respostas Estratégicas da Administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da Capes - Salvador : EAUFBA, Setembro/Dezembro 2003

O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta estratégica do corpo docente da pós-graduação stricto sensu em administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da CAPES.A partir da classificação dos docentes em dois grupos qualitativa mente diferentes,o primeiro de orientação predominantemente acadêmica e o segundo de orientação voltada para outros segmentos de atuação profissional,avaliou-se as respostas estratégicas de cada um deles à avaliação da CAPES. Trabalhou-se com cinco tipos de respostas estratégicas:aquiescência,compromisso,esquivança,desafio e manipulação. Os resultados demonstram que os docentes de orientação acadêmica adotam em sua quase totalidade a postura de aquiescência ou compromisso em relação à avaliação da CAPES.Por sua vez,cerca de 60%dos docentes voltados para outros segmentos de atuação profissional vinculam-se à posição de aquiescência ou compromisso,enquanto 40%respondem estrategicamente mediante esquivança,desafio ou manipulação.Conclui-se que a orientação valorativa predominante do corpo docente condiciona apenas em parte o tipo de resposta estratégica à avaliação da CAPES,em face do alto grau de legitimidade e institucionalização do sistema