RIBEIRO, Ana Elisa

Letramento digital de estudantes universitários : estudo de caso - Belo Horizonte : PRODABEL/PBH, Dezembro 2007

Com base nos conceitos de letramento e letramento digital, empreendemos uma pesquisa quantitativa e geramos dados por meio da aplicação de questionários a 200 estudantes de curso superior de faculdade privada de Belo Horizonte. Nosso intento era conhecer o perfi l dos estudantes universitários com relação ao domínio e à apropriação que porventura fi zessem da leitura em telas de computador. A partir das respostas ao questionário, obteríamos dados sobre como e onde esses alunos tiveram acesso à informática, para que fi ns e com que freqüência. Também era nossa intenção avaliar a relevância da escola básica, especialmente do ensino médio, em relação ao acesso dos jovens à informática, assim como o papel do ensino superior no letramento digital dos alunos. Os dados obtidos apontaram a origem do letramento digital muito mais em cursos livres e em casa do que na escola. Esta ocupou o último lugar no ranking das agências de letramento digital. A maioria dos alunos considera a faculdade uma importante agência de letramento digital, o que nos parece, nos dias de hoje, tardio. Concluímos que muito mais precisa ser feito para que a escola básica desempenhe um papel relevante para a inclusão digital