RATO, Helena

MANFOP : Manual de avaliação das necessidades de formação em organismos públicos - Oeiras, Portugal : Instituto Nacional de Administração, 2007 - 89 p.

Parte I - Introdução ao MANFOP 1. Porque o MANFOP? 2. O que são competências? 3. Competências tranversais e competências às organizações 4. O que é MANFOP? Parte II - Operacionalização do MANFOP Fase 1 - Identificação das competências prospectivas do organismo 1. O que são as competências transversais prospectivas? 2. Metodologia para a identificação das competências transversais prospectivas do organismo Fase 2 - Identificação das competências específicas prospectivas do organismo 1. Em que consiste a identificação das competências específicas prospectivas do organismo? 2. Metodologia para a identificação das competências específicas prospectivas do organismo Etapa 1: Como caracterizar uma Unidade Orgânica? Etapa 2: Como identificar e analisar os principais processos críticos e cadeias de valor da Unidade Orgânica? Etapa 3: Identificação das competências específicas prospectivas do organismo Fase 3 - Diagnóstico de necessidades de formação Etapa 1: Construção e aplicação do inquérito Etapa 2: Validação e construção de competências prospectivas do organismo 2.1 - Validação de competências 2.2 - Construção do directório de competências prospectivas do organismo Etapa 3: Identificação das necessidades de formação 3.1 - Cálculo do GAP das competências 3.1.1 - O conceito de GAP 3.1.2 - Como calcular o GAP? 3.2 - Selecção de competências para efeitos de formação Fase 4 - Elaboraração de planos de formação Etapa 1: Construção de planos de formação de curto, médio e longo prazo 1.1 - Cálculo de grau de prioridade das competências 1.2 Hierarquização das necessidades de formação Etapa 2: Agregação das necessidades de formação Fase 5 - Avaliação do impacto da formação ao nível das competências Etapa 1: Reavaliação do GAP das competências que foram objectivo de acções de formação

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Capacitação Profissional no Setor Público
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