GOLDSTEIN, Ilana Seltzer

Responsabilidade social : das grandes corporações ao terceiro setor - São Paulo : Ática, 2007 - 152 p.

Atualidade do debate O caso brasileiro Proposta e organização do livro 1. Panorama internacional Da Guerra Fria ao neoliberalismo Globalização e desigualdades sociais "A história acabou" O papel (controverso) do terceiro setor e da responsabilidade social empresarial 2. Terceiro setor e responsabilidade social empresarial no Brasil A expansão do terceiro setor Perfil do terceiro setor brasileiro Aspectos legais e transparência no terceiro setor Histórico da responsabilidade social empresarial no Brasil Aspectos legais e normas de responsabilidade social empresarial Alianças intersetoriais Responsabilidade social não é sinônimo de ação social 3. Conceitos fundamentais da gestão social Pobreza e exclusão social Desenvolvimento sustentável Filantropia, assistencialismo e cidadania empresarial Moral e ética Voluntariado Investimento social privado 4. Educação e cultura Educação e desenvolvimento econômico Educação no Brasil Educação corporativa A lei de aprendiz O conceito de cultura no âmbito das politicas culturais Projetos culturais Patrocínio e marketing cultural Cultura: Leis de incentivo fiscal 5. Concepção e elaboração de projetos de intervenção social Projeto: definição e características O gerenciamento de projetos Metodologia do marco lógico Um pouco mais sobre avaliação Avaliação e sistemzatização Ferramentas adicionais na gestão de projetos sociais, culturais e ambientais Roteiro de redação de projetos socioculturais 6. Exemplos de boas práticas em gestão social Preâmbulo: complementar, e não substituir o Estado Caso 1: Petrobras - uma política Caso 2: CPFL - Valorização da diversidade social e cultural Caso 3: Basf - sustentabilidade ambiental integrada ao negócio Caso 4: Atrium - pequenas empresas também fazem sua parte Caso 5: Fundação Bradesco - uma referência em educação Caso 6: Projeto Guri - arte - educação para a juventude Caso 7: CDI - uma ONG voltada para a inclusão digital

9788508114467


Política Social
Responsabilidade Social
Terceiro Setor
Empresa Privada
Planejamento
Administração Social
Educação
Cultura
Estudo de Caso


Brasil