Na crise global, as oportunidades do Brasil e a cultura da esperança - Rio de Janeiro : José Olympio , 2009 - 275 p.

Primeira Parte Plano de Ação, I: Transformar o Brasil em um dos grandes players no mundo do petróleo O novo papel do Brasil no mundo do petróleo e a estratégia a adotar - José Formigli Os desafios do pré-sal: marco regulatório - Álvaro Alves Teixeira Uma oportunidade única: petróleo e gás e o desenvolvimento industrial brasileiro - João Carlos Ferraz e Filipe Lage de Sousa Petróleo, oportunidade e desafios: a Shell no Brasil - Vasco Dias O modelo jurídico para o petróleo depois do pré-sal - Paulo Metri Segundo Parte Plano de Ação, II: Novos avanços na matriz energética e na informática Novos avanços em nossa matriz energética - Edson Lobão energias alternativas para propulsão veicular: pesquisa e desenvolvimento no Brasil - Sergio Machado Resende A matriz elétrica brasileira e a economia de baixo carbono - Cláudio R. Frischtak Novas tecnologias em biocombustíveis: oportunidades e riscos para o Brasil - Luiz Augusto Horta Nogueira Nova logística de transporte de massa nas grandes cidades brasileiras - Marcus Quintella O caminho do Brasil em tecnologia da informação e comunicação, TIC 159 - Antonio Carlos Rego Gil Terceira Parte Plano de Ação, III: Oportunidades econômico-sociais Crise econômica e pobreza: o que há de novo no Brasil metropolitano - Marcio Pochmann Como gerar oportunidades para os pobres - Sonia Rocha e Roberto Cavalcanti de Albuquerque Por que não deveríamos nos preocupar com a qualidade da educação - Claudio de Moura Castro Quarta Parte O Brasil e a "cultura da esperança" (ainda o plano de ação) O Brasil e a cultura da esperança - Luiz Felipe D'Avila A "cultura da esperança" em Stefan Zweig - Alberto Dines Construção da sociedade ativa e moderna - Claudio Weber Abramo A mídia e a sociedade ativa e moderna: depoimentos Imprensa, mídia e sociedade em transformação - Eleonora de Lucena Imprensa e "cultura da esperança" - Aluizio Maranhão Internet, jornalismo e democracia - André Lahóz

9788503010672


Crise Econômica
Política Econômica
Tecnologia
Condição Social
Pobreza
Educação
Meio de Comunicação


Brasil