FARIA, João Adelino de

Liberalização financeira, performance econômica e estabilidade macroeconômica no Brasil: uma avaliação do período recente - Rio de Janeiro : IPEA, 2009 - 38 p.

1. Trazendo os estados para a pauta 2. A evolução dos benefícios do programa bolsa família e do benefício de prestação continuada: crescimento da cobertura no tempo 3. Focalização do programa bolsa família e do benefício de prestação continuada 4. Focalização do programa bolsa família e do benefício de prestação continuada: incidência 5. Variação da desigualdade de renda nos estados brasileiros entre 2004 e 2006 6. Contribuições estática e dinâmica à desigualdade 7. Decomposição das mudanças na desigualdade

Este artigo objetiva avaliar a relação entre liberalização da conta capital, performance econômica e estabilidade macroeconômica no Brasil. Para tanto, além de uma revisão da literatura, o artigo realiza uma avaliação empírica dos efeitos da liberalização financeira no Brasil sobre um conjunto de variáveis macroeconômicas com o uso da metodologia VAR, utilizando, para tanto, dois modelos: um com um índice de jure de liberalização financeira (ILF), e outro com um índice de facto de integração financeira (IIF). Procura-se no primeiro caso avaliar a hipótese de que a liberalização financeira resulta em redução no risco país e, consequentemente, na taxa de juros doméstica; no segundo caso, avalia-se a hipótese de que a liberalização financeira tem impacto positivo sobre o crescimento econômico e a estabilidade macroeconômica,vis-à-vis a hipótese dos críticos da liberalização financeira de que esta gera efeitosinstabilizadores em países em desenvolvimento.