ANDRADE, Ludmila Thomé de

Personagens de enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente - Campinas : CEDES, jan./mar. 2010

O artigo focaliza as relações entre teoria e prática no campo educacional brasileiro que, no que diz respeito às produções de pesquisa que vêm tomando como seu objetivo a formação docente, ainda merecem novas iluminações. Para fazê-lo optamos por uma das duas vertentes de concepções de linguagem disponíveis nos estudos disciplinares sobre a língua, que são fonte de influência para inovações a serem adotadas e, portanto, sobre as práticas de ensino. Assumimos a concepção de língua como discurso, tomando as linguagens sociais que se produzem a partir dela e desenhamos os contornos de uma concepção discursiva da formação docente. Ao fim, exploramos uma situação de formação, ainda em processo de realização, para ilustrar nossos princípios apresentados: o I Curso de Especialização Saberes e Práticas, destinados a professores alfabetizadores da rede diz respeito aos gêneros discursivos solicitados e produzidos aos docentes. A análise toma por enforque a escrita dos professores-alunos, dentro de um processo de devolução de sentidos construídos, de modo a dar consistência a produções autoriais.