CASTRO, Pedro Marcos Roma de

Análise exploratória sobre a mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais : heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento - São Paulo : FEA - USP, jan./fev./mar. 2010

A pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como um estudo de caso de caráter exploratório e teve como objetivo mapear a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção dos docentes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo. O estudo busca a mensuração de variações da produção científica em panoramas ex ante e ex post e encontra-se circunscrito a grandes áreas do conhecimento: Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra, e Saúde. Enquanto parte de um estudo mais amplo em que se objetiva estudar a influência do pós-doutorado sobre a produtividade no sistema de pós-graduação da universidade, neste artigo investiga-se especificamente se ocorrem diferenças significativas na variação da produção em Ciência e Tecnologia (C&T em função da grande área do conhecimento de atuação do pesquisador. Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho de 2003, os dados levantados apontam diferenças entre as áreas do conhecimento em termos da produção absoluta (número de artigos publicados). Contudo, o confronto da produção em C&T antes e depois do treinamento pós-doutoral aponta para um comportamento de variação ou de sobressalto na produção científica cujo resultado sugere não haver diferenças significativas, além de demonstrar homogeneização relativa entre as grandes áreas do conhecimento investigadas.