MUCCHIELLI, Roger

Formação de adultos - São Paulo : Martins Fontes, 1980 - 275 p. - Formação Permanente em Ciências Humanas .

- Primeira parte - Teoria - 1°exposição: Especificidade da pedagogia de adultos - 2°exposição: Da informação-espetáculo ao ensino programado - 3°exposição: Os "métodos ativos" na formação - 4°exposição: Psicopedagogia das motivações e da criatividade - 5°exposição: Problemas práticos da formação de adultos - Segunda parte - Prática - Exercício 1 - A percepção dos conhecimentos pressupostos e dos fatores de erro no aluno - Exercício 2 - Efeitos da desaprovação, do elogio e da ausência de informação sobre os resultados - Exercício 3 - Os efeitos do feedback e da ausência de feedback - Exercício 4 - O verdadeiro e o falso método interrogativo - Exercício 5 - Comparação dos métodos pedagógicos - Exercício 6 - Motivar um grupo - Exercício 7 - Aprendizagem e criatividade - Exercício 8 - Uma experiência de não-diretividade - Exercício 9 - Um estudo de caso - Exercício 10 - Um questionário docimológico - Correção dos exercícios - Modelos de programa de sessão - Plano de autoformação sobre os métodos ativos na formação de adultos

Título original: Les méthodes actives dans la pedagogie des adultes Título original: Les méthodes actives dans la pedagogie des adultes Tradutor: Jeanne Marie Claire Pucheu Tradutor: Jeanne Marie Claire Pucheu


Educação
Educação de Adultos