GADOTTI, Moacir

Educação e poder : introdução à pedagogia do conflito - 5 ed - São Paulo : Cortez, 1984 - 143 p. - Coleção Educação Contemporânea .

- Primeira parte - Por uma filosofia crítica da educação - A dúvida e a tarefa de educar - Para que serve afinal a filosofia? Que filosofia? - Filosofia, ideologia e educação - Idéias diretrizes para uma filosofia crítica da educação - Segunda parte - Introdução à pedagogia do conflito - Revisão crítica do papel do pedagogo na atual sociedade brasileira - Ação pedagógica e prática social transformadora - A postura do educador numa sociedade em conflito - Terceira parte - Ideologia e contra-ideologia na educação brasileira contemporânea - Contra a tradição humanista da nossa educação - A educação permanente: um modelo de discurso ideológico importado - O mobral: a pedagogia do colonizador a serviço da dominação cultural - A supervisão escolar e a tendência tecnocrática da educação brasileira - A universidade brasileira: funções, estrutura de poder, perspectivas - Educação e desenvolvimento no Brasil de hoje: um balanço crítico - Consumismo e educação necrófila - A "cidade educativa" - Consciência crítica e universidade


Educação