XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado

Poder político e educação de elite - São Paulo : Cortez , Autores Associados, 1980 - 144 p. - Coleção Educação Contemporânea .

- Capítulo - Introdução 1. Origem do problema 2. Proposição do problema 3. Delimitação do problema 4. Procedimento - Capítulo II - A autonomia do pensamento pedagógico nacional expressa nas propostas educacionais do Brasil independente 1. Introdução: A independência e o problema da educação popular - a necessidade de criação de um sistema nacional de instrução pública 2. A assembléia constituinte e legislativa de 1923 e a instrução pública 3. A reabertura do parlamento em 1826 e a instrução pública 4. Os relatórios do Ministério Imperial (1831-1836): a versão oficial da situação da instrução pública nacional 5. Conclusão: o desajuste entre as propostas e a legislação educacional pós-independência e as condições reais de concretização das mesmas - Capítulo III - Os condicionantes econômicos, políticos e sociais das propostas educacionais do Brasil Independente 1. Introdução: O significado da independência 2. O processo da independência: As razões da proclamação da emancipação política do Brasil em relação a Portugal 3. O Brasil independente: As condições da independência análise contextual dos anos da independência 4. Conclusão: A insegurança econômica, política e social pós-independência como fundamento para concessões formais - Capítulo IV - A autonomia aparente do pensamento pedagógico brasileiro nas propostas de construção de um sistema educacional no Brasil independente 1. Introdução 2. A constatação e a explicação comum do desajuste entre as propostas educacionais e a realidade nacional pós-independência: Uma autonomia justificada 3. A aparente autonomia do pensamento pedagógico em face da realidade nacional: a função dissimuladora das relações internas de dominação 4. Conclusão - Capítulo V - Conclusões


Educação