GUALDA, Rgina Elena Crespo

Considerações sobre a educação ambiental e o papel do estado - Brasília : FUNCEP, out./dez. 1983

De acordo com a lei que instituiu, no Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente não existe, no país, uma consciência ecológica conseqüente, ou seja, ela não atinge a população em grandes proporções. A falta de ideologia ambientel, no país, se justifica pelo fato de que, ainda que se desenvolva em ritmo acelerado, o processo de industrialização e de urbanização mal superou os seus primeiros estágios. A questão da preservação e da melhoria ambiental tornou-se uma questão política, exigindo dos indivíduos e de grupos sociais resultados através de suas atitudes, decisões, hábitos e comportamentos. Criar novos padrões valorativos que requelem as relações entre os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente corresponde ao que chamamos de formação de uma con^sciência (ou ideologia) ambiental. É legítimo que o Estado atue no sentido de acelerar o processo de formação de uma consciência ambietal, intervindo nesse processo através de vários níveis: educação formal, mediante inclusão obrigatória dos temas ambientais nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino; formação de quadros técnicos para a gestão dos recursos ambientais; educação de massa visando a reorientação de hábitos de indivíduos concretos (ou comunidades restritas) em suas ações concretas e passíveis do seu controle