OPTNER, Stanford L

Análise de sistemas empresariais = Systems analysis for business and industrial problem solving - Rio de Janeiro : Livros Técnicos e Científicos, 1981 - 122 p. - Coleção SESAT .

1. Características dos problemas de empresa - A solução dos problemas de empresa pelos sistemas - Estrutura unificadora - O experimentador e o experimento - Método experimental - Análise quantitativa - Problemas qualitativo-quantitativos - Métodos e metodologias - Problemas mal-estruturados - Dificuldades com os dados 2. Natureza dos sistemas - Que é um sistema? - Sistemas concretos e abstratos - Sistemas nautais e sistemas feitos pelo homem - Sistemas homem-máquina - Sistema total - Parâmetros dos sistemas - Entrada, processo e saída - Controle por Feedback - Limitações nos sistemas - Descriçãp operacional dos sistemas 3. Relação entre os componentes do "Feedback" - Modelo de saída - Teste de correspondência - Modelo de intervenção - Tempo e lugar da intervenção - Forma da intervenção - Efeito da intervenção na operação do sistema - Conteúdo da intervenção e do feedback - Intervanção com limitação de tempo - Exemplos de intervenção 4. Controle por "feedback" na solução dos problemas - O problema - A solução - Do problema à solução - O experimento controlado - Critérios para a solução de problemas - Etapas de procesimento na solução de problemas - Formulação do problema - Comportamento na formulação de problemas - Linhas gerais do estudo 5. Onde se trata de alternativas, pressuposições, critérios e risco - Seleção de alternativas - Caracterização das pressuposições - Limitação do problema - Fixação dos critérios - Avaliação do risco - Alternativas e remenejamentos

Tradutor: Antonio Garcia Miranda Netto Tradutor: Antonio Garcia Miranda Netto


Técnicas Gerenciais