Matos, Francisco Gomes de

Desburocratização : renovação da empresa - 3 ed - São Paulo : Atlas, 1980 - 174 p.

Primeira parte: Burocratização 1 - Burocratização, um mal geral 2 - Burocracia e burocratização: Fim de uma era 2.1 - Fundamentos da burocracia 3 - Burocracia: Incompatível com o crescimento? 3.1 Crescimento e declínio 4 - Mitos administrativos 5 - As leis da burocratização 6 - Distorções burocráticas 7 - Os demolidores a burocracia: A ironia como arma de combate Segunda parte: Desburocratização 8 - Desenvolvimento organizacional 8.1 Do - Desenvolvimento organizacional:processo desburocratizante 8.2 A burocratização: seus fatores de inedicácia como entrada para o DO 8.3 Administrando omeio ambiente empresarial 8.4 Ambiente de uma empresa em crescimento auto-sustentado (desburocratizada) 8.5 Conflitos não administrados 8.6 Algumas estratégias de intervenção (DO) 8.7 DO e capacidade gerencial - o gerente educador 8.8 Capacidade gerencial: esudos de liderança e tipos de gerência 9 - Desenvolvimento gerencial 9.1 Premissas e estratégias para um modelo próprio 9.2 DG: orientação ontem e hoje 9.3 DG: estruturação 9.4 Linhas de ação para implantá-lo 9.5 Exemplo de estrutura de um modelo gerencial 10 - Reciclagem situacional: Uma nova metodologia 10.1 Estrutura do modelo 10.2 RS para os níveis intermediários 10.3 Papel dos consultores e especialistas externos 10.4 Técnicas de apoio 11 - Tendêcnias organizacionais desburocratizantes 11.1 Instrumentos desburocratizantes de gerência 11.2 Delegação: extensão da autoridade 11.3 Sistema de reuniões programadas 11.4 Sistema de treinamento 12 - O sistema UPM e a desburocraização 12.1 Um império de papel 12.2 Surge o UPM 12.3 Princípios do UPM 12.4 UPM destrona o rei e liquida com o imério de papéis 12.5 Aplicação do UPM


Organizações