VONBUN, Christian

Educação superior: uma comparação internacional e suas lições para o Brasil - Brasília : IPEA, 2012 - 102 p. - Texto para Discussão ; 1720 .

Neste Texto para Discussão, compara-se, usando dados de 2006, o sistema brasileiro de educação superior com o de cinco países bem-sucedidos nesta área, que realizaram esforços consideráveis de expansão da educação superior. Os resultados sugerem trade-offs entre os objetivos de acesso e equidade, por um lado, e de qualidade e custo, por outro. Isto implica a necessidade do estabelecimento de prioridades. O sistema que mais se destacou foi o norte-americano, seguido pelo britânico. Contudo, não se pode garantir que estes sistemas sejam facilmente replicáveis, inclusive em seus resultados. As principais recomendações de políticas para o Brasil são: a elevação da eficiência do sistema público de ensino superior, por meio da implantação de mecanismos de incentivos similares aos da pós-graduação; o aumento relativo do pagamento de bolsas e da concessão de financiamentos para estudos no setor privado; e o investimento massivo nos níveis inferiores, como forma de elevar a equidade do sistema