ARAUJO,Adilson Cesar de

Gestão, avaliação e qualidade da educação : Políticas públicas reveladas na prática escolar - Brasília : 2012 - 282 p. - Coleção Políticas Públicas de Educação .

Capítulo 1. A lógica empresarial da gestão compartilhada da educação no Distrito Federal 1.1. Por uma gestão democrática da educação 1.2. Os elementos constitutivos da gestão democrática da educação 1.2.1. Participação: a intervenção dos sujeitos sociais na esfera pública 1.2.2. Autonomia da escola e dos sujeitos sociais 1.2.3. Pluralismo: respeito à diversidade na definição dos rumos da educação 1.2.4. Transparência: o controle social da gestão escolar e das políticas educacionais 1.3. Neoliberalismo, reestruturação produtiva e a educação 1.4. A gestão compartilhada no DF: uma experiência de modernização conservadora? 1.5. A gestão compartilhada da educação no DF: contextos e finalidades 1.6. Termo de compromisso: ordens a cumprir ou metas a atingir? 1.7. A gestão compartilhada na visão dos sujeitos sociais... 1.8. Gestão compartilhada e a reconfiguração da gestão democrática Capítulo 2. A avaliação da educação: Alógica instrumental do Siade no Distrito Federal 2.1. A avaliação educacional no DF: contextos, trajetórias e sentidos 2.2. As finalidades do SIADE: avaliação do sistema ou do estudante? 2.3. O predomínio do neotecnicismo na construção do SIADE 2.4. Os efeitos do SIADE sobre a imagem da escola e do professor 2.5. Por uma avaliação educacional referenciada nos valores sociais Capítulo 3. Qualidade da educação: Tendências e possibilidades 3.1. A meritocracia como base do discurso da qualidade na educação 3.1.1. A qualidade da educação na tendência hegemônica 3.2. A qualidade referenciada nos sujeitos sociais: delimitando e aprofundando um conceito 3.2.1. Qualidade da educação como pluralismo de significados 3.2.2. Qualidade da educação como construção social e processual 3.2.3. Qualidade da educação como ética pública 3.2.4. Qualidade como impulsionadora da construção democrática do currículo escolar 3.2.5. Qualidade como formação humana integral Considerações finais

9788579630781