CURY, Carlos Roberto Jamil

A qualidade da educação brasileira como direito = Brasilian education quality as a right / La qualité de l’éducation brésilienne comme droit - Campinas : CEDES, out./dez. 2014

A qualidade em educação sempre foi uma dimensão esperada da parte de todos os envolvidos em sistemas educacionais. Entretanto, nos anos noventa, a chamada “cultura de avaliação” impôs avaliações de larga escala com testes padronizados a fim de medir o desempenho dos estudantes. No Brasil, país de democratização educacional tardia, o acesso e a permanência ao ensino obrigatório foram vistos como básicos para a qualidade do desempenho. Ora, a qualidade depende de insumos pedagógicos, da formação inicial e continuada dos docentes, de planos de carreira e de salários atrativos. Tais exigências, dentro de um país federativo, estão contempladas no novo plano nacional de educação em que se avançou no encaminhamento no regime de colaboração


Educação
Qualidade
Acesso à Educação
Avaliação
Política Educacional
Direitos e Garantias Individuais