PAZICH, Loni Bordoloi

Ação afirmativa na educação superior : o caso de Kerala na Índia = Affirmative action in higher education: the case of Kerala in India / Action positive dans l'enseignement supérieur: le cas du Kerala en Inde - Campinas : CEDES, jan./mar. 2015

Um debate duradouro lançado por Pierre Bourdieu e JeanClaude Passeron em The Inheritors: French Students and Their Relation to Culture (1964) é se as forças que mantém a hierarquia social e sua concomitante distribuição de vantagens e desvantagens podem ser quebradas de forma genuína, significativa e duradoura. Por meio do caso do Estado de Kerala na Índia, o presente artigo considera o papel das forças históricas na mediação do impacto de uma política de ação afirmativa na educação superior a nível nacional. Devido a uma combinação de fatores, incluindo seu legado de matrilinidade e a experiência com o comunismo, Kerala expandiu, de maneira bem-sucedida, o acesso à educação superior para alunos de castas baixas, incluindo mulheres, em uma proporção que ainda não foi concretizada no restante da Índia


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