MORAES, Reginaldo C. C

Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação = Expansion of higher education: what it reveals about the link between social relations and education policies / Expansion de l’enseignement supérieur: ce qu’il nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducatives - Campinas : CEDES, jan./mar. 2015

O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada


Ensino Superior
Política Educacional
Sociedade
Forma de Estado
Inclusão Social
Exclusão Social


Estados Unidos
Alemanha
França