Educação superior, reflexividade e avaliação : dinâmica recente do cenário brasileiro /
Daniel de Aquino Ximenes. --
- Pelotas : EDUCAT, 2003
- 196 p.
Primeira parte. Modernidade e reflexividade. a) Introdução b) Modernidade e o processo de individualização c) Modernidade e racionalidade d) Modernidade e reflexividade institucional e) Condições estruturais de reflexividade f) Individualização e política g) Estado e sociedade h) Considerações finais Segunda parte. Educação Superior, reflexividade e avaliação. Introdução I) Novo modo de produção do conhecimento II) Formação e expansão da educação superior brasileira. a) Introdução b) A presença do bacharelismo - Primórdios da educação superior c) Ciência e educação superior brasileira d) Primeiro ciclo de expansão da educação superior e) Segundo ciclo de expansão da educação superior f) Diversificação, flexibilização e avaliação da educação superior g) Considerações finais Terceira parte. Avaliação da educação superior, reflexividade e novo modo de produção do conhecimento. Introdução I) Avaliação institucional. a) Considerações gerais b) Avaliação, negociação e reflexividade c) Avaliação, planejamento e gestão d) Característica institucional da avaliação e suas limitações e) Diagnóstico, avaliação qualitativa e síntese de um modelo de avaliação institucional f) O programa PAIUB e a contextualização recente do tema da avaliação institucional II) avaliação dos cursos de graduação no contexto da política de avaliação da educação superior. a) Considerações gerais b) Avaliação e supervisão c) Exame nacional de cursos d) Avaliação das condições de ensino