Dimensões da inclusão no ensino médio : mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola - Brasília : MEC / SECAD, 2006 - 364 p. - Coleção Educação para Todos ; 9 .

Apresentação - Eliane Cavalleiro Introdução - Maria Lúcia de Santana Braga, Edileuza Penha e Souza e Ana Flávia Magalhâes Pinto Parte I. Expectativas sobre a inserção de jovens negros e negras do ensino médio no mercado de trabalho. Expectativas sobre a inserção de jovens negros e negras do ensino médio no mercado de trabalho - Rogério Diniz Junqueira Jovens afrodescendentes de Porto Velho: os caminhos para a auto-afirmação - Marco Antônio Domingues Teixeira Sobressaltos na flor da idade: expectativas sobre jovens negros e negras do ensino médio no mercado de trabalho em Salvador - Maria Nazaré Mota de Lima Diversidade étnico-racial e educação escolar: uma leitura das práticas pedagógicas no ensino médio em Campo Grande (MS) - Maria de Lourdes Silva jovens negros e negras do ensino médio do Paraná no mercado de trabalho - Marcilene (Lena) Garcia de Souza Parte II. Afro-brasileiro e religiosidade no ensino médio. O papel decisivo das pesquisas para o conhecimento dos valores ancestrais afrodescendentes - Juarez Xavier Cultura, religiosidade afro-brasileira e educação formal no Pará: os valores culturais afro-brasileiros chegam às salas de aula? - Marilu Márcia Campelo Os afro-brasileiros e o espaço escolar: por uma pedagogia do lúdico e do informal - Rachel Rocha de Alameida Barros e Bruno César Cavalcanti As apresentações sobre as religiões afro-brasileiras no ensino médio: Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO) - Olga Cabrera Matrizes religiosas afro-brasileiras e educação - Julvan Moreira Oliveira Expressões de religiosidade de matriz africana no ensino médio: um estudo em escolas públicas no contexto de Porto Alegre (RS) - Gilberto Ferreira da Silva Parte III. Educação formal e informal nas comunidades negras rurais. Aprendizado nas comunidades quilombolas: currículo invisível - Gloria Moura Os remanescentes de quilombolas na região do Tocantins (PA): história, cultura, educação e lutas por melhores condições de vida - Benedita Celeste de Moraes Pinto Obstáculos e perspectivas dos kalungas no campo educacional - Alecsandro J. P. Ratts, Kênia Gonçalves Costa e Douglas da Silva Barbosa Trocar saberes e repensar a escola nas comunidades negras do Ausente, Baú e Quartel do Indaiá - Cristina dos Santos Ferreira Educação formal e informal: o diálogo pedagógico necessário em comunidades remanescentes de quilombos - Georgina Helena Lima Nunes

8529600401


Educação
Ensino Médio
Inclusão Social
Etnia
Raça
Religião
Mercado de Trabalho