ALMEIDA, Maria Fátima Ludovico de

Gestão da tecnologia e aprendizagem organizacional : evolução das práticas de uma empresa brasileira de energia na direção do desenvolvimento sustentável - Brasília : CGEE, jun./2010

Traça-se um paralelo entre a evolução dos paradigmas de gestão tecnológica no mundo e os marcos das práticas de gestão da tecnologia de uma empresa brasileira de energia com atuação internacional, ao longo do período de 1974 a 2008, com o objetivo de entender a dinâmica do aprendizado organizacional nessa área. Contrasta-se a evolução dos modelos de gestão tecnológica preconizados por Roussel (1991), Rothwell (1994) e Miller (2001) com a trajetória da gestão tecnológica da empresa, segundo a perspectiva da aprendizagem organizacional (AO). Mais especificamente, explora-se a aplicação dos conceitos de aprendizagem de “ciclo simples” e de “ciclo duplo”, enunciados por Argyris e Schön (1974, 1978 e 1996) e as abordagens de planejamento adaptativo, que pressupõem o planejamento como um processo contínuo de aprendizagem, com ênfase na participação efetiva dos membros das unidades organizacionais envolvidas. Entre essas abordagens, as principais contribuições vieram do Planejamento Inovador (MELO, 1991, 2003)