Subsídios da área de ensino de ciências e matemática para a 4ª CNCTI e Conferência Regional - Sudeste - Brasília : CGEE, jun. 2011

A importância do ensino de ciências e de matemática é indiscutível na sociedade contemporânea, uma vez que esta é permeada por tecnologias de base científica e experimenta intensa circulação de um acervo crescente de informação. Propiciar o aprendizado científico e matemático torna-se um imperativo educacional no momento presente, ganhando relevo a capacidade de articular o conhecimento matemático com outros campos científicos e com o mundo das tecnologias. A ciência e a tecnologia, enquanto constitutivas de diferentes formas de organização social produtiva, estão implicadas tanto no aparecimento de problemas quanto na proposição de soluções. Nesta perspectiva, a educação científica e tecnológica adquire um papel central no que diz respeito não só à compreensão do mundo físico e social, mas também às necessidades de constante reflexão crítica e ação propositiva de grupos de indivíduos. Nas práticas científicas e tecnológicas mais complexas, progressivamente mais presentes na sociedade, a matemática tem desempenhado papel indispensável como fonte de modelos na compreensão dos fenômenos da natureza, dentre os quais se incluem os do mundo humano. Impõe-se, portanto, a necessidade de garantir, por meio de nosso sistema educacional, uma formação matemática que faça sentido ao universo sociocultural dos alunos sem perder de vista o grau de complexidade das demandas científi cas e tecnológicas atuais