SCHARTZMAN, Simon

Programas sociais voltados à educação no Brasil o impacto do bolsa escola - Rio de Janeiro : SESC, 2006

Os programas sociais orientados para a área de educação, conhecidos como “Bolsa Escola”, têm por objetivo pobre as famílias pobres com crianças com um estipêndio monetário de tal forma a permitir e estimular estas famílias a colocarem seus filhos na escola. No Brasil, alguns programas deste tipo existem desde meados dos anos 90, e se transformaram em um programa federal desde 2001. Em 2004, o governo brasileiro juntou o programa Bolsa Escola com outros programas de renda mínima com o propósito de criar um programa amplo de ajuda familiar (Bolsa Família). Este artigo examina os impactos sobre a educação e a igualdade destes programas sociais na área de educação, utilizando dados da Pnad 2003. A análise revela que esses programas não são bem focalizados desde a ótica da educação. Esses programas são mais bem focalizados desde um ponto de vista de geração e transferência de renda, mas, ainda assim, possuem certas limitações. O artigo conclui que essas políticas ou programas não estão baseados em um processo de pesquisa bem fundamentado e, portanto, assumem pressupostos equivocados