Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários - Campinas - Brasil Cedes jan-mar., 2017 - 18 p. P. 231 - jan-mar., 2017

Entre as distintas dimensões do trabalho docente, a pesquisa é uma das mais prestigiadas. É a partir dela que universidades e profissionais são avaliados em sua qualidade e produtividade. O texto analisa quatro documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visando discutir o impacto da lógica do produtivismo acadêmico no desenvolvimento profissional docente a partir da compreensão do professor como intelectual. Embora seja objetivo da Capes a formação de recursos humanos qualificados para a docência em grau superior, as suas estratégias de avaliação, ao privilegiar q quantidade de publicações, provocam consequências não somente com relação à pertinência da produção científica, mas também à manutenção da insuficiente formação didático-pedagógica de professores atuantes na graduação.


Português

ISSN 01017330


Ensino Superior
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Trabalho Intelectual
Professor Universitário
Desenvolvimento profissional