Souza, Virley Lemos de

Lean Thinking : proposta para melhoria das práticas de gestão em licitações de obras públicas / por Virley Lemos de Souza. - - Brasília : UnB, 2016. - 265 p.

Inclui bibliografia.

1. INTRODUÇÃO 1.1 APRESENTAÇÃO 1.2 IMPORTÂNCIA DO TEMA 1.3 OBJETIVOS 1.3.1 Geral 1.3.2 Específicos 1.4 MOTIVAÇÃO NO TRABALHO 1.4.1 Originalidade e inovações apresentadas no trabalho 1.5 LIMITAÇÕES 1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 A ORIGEM DO LEAN MANUFACTURING ATÉ O LEAN OFFICE 2.1.1 TWI - Training within Industry de Charles Allen - 1940 2.1.2 STP -Sistema Toyota de Produção 2.1.3 Theodore Levitt - Primeira tentativa de adaptação do Lean às áreas administrativas 2.1.4 John Krafcik, James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos - Surge o termo Produção Enxuta 2.1.5 Lean Thinking 2.1.6 Lean Construction 2.1.7 International Group for Lean Construction 2.1.8 Lean Office 2.2 LEAN THINKING - PENSAMENTO ENXUTO 2.3 LEAN OFFICE - ESCRITÓRIO ENXUTO 2.4 GESTÃO DE PROJETOS 2.5 LICITAÇÕES NO BRASIL 2.6 CONSIDERAÇÕES DO CAPÍTULO 3. MÉTODO DE PESQUISA 3.1 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA 3.1.1 Fase exploratória 3.1.2 Análise do material levantado: Classificação, Tipificação e Comparação 3.1.3 Desenvolvimento da ferramenta 3.2 ATIVIDADES DE CAMPO 3.2.1 Definição do objetivo metodológico da pesquisa 3.2.2 Definição das ferramentas a serem utilizadas Entrevista Questionário Observação Participante 3.2.3 Análise da Instituição participante da pesquisa - IFTO 3.2.4 Atividades no setor de licitação Descrição das etapas da pesquisa-ação Diagnóstico Brainstorming Octagon Lean Planejamento das ações Tratamento dos dados Apresentação e discussão das informações Seminário com os consultores e servidores Implementação das ações utilizando o Octagon Lean e o PMBOK por meio da matriz Avaliação da Implementação Verificação do Aprendizado 3.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 3.4 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 FASE EXPLORATÓRIA 4.2 ATIVIDADES DE CAMPO 4.2.1 Definição das ferramentas a serem utilizadas 4.2.2 Análise da Instituição participante da pesquisa 4.2.3 Atividades no setor de licitações Diagnóstico Entrevista Questionário Brainstorming Octagon Lean Implementação das ações utilizando o Octagon Lean e o PMBOK Avaliação da Implementação Verificação do Aprendizado 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES PARA PESQUISAS FUTURAS 5.1 CONCLUSÕES 5.2 SUGESTÕES PARA PESQUISAS FUTURAS 6. AGRADECIMENTOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICES

Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC) da Universidade de Brasília (UnB) sob a orientação da Dra. Michele Tereza Marques Carvalho, e situa-se na área de Construção Civil com ênfase em Planejamento e Gestão.
A pesquisa, no contexto de sua contribuição ao meio científico e prático, aborda a filosofia Lean com base em duas de suas linhas; a que trabalha o pensamento enxuto, também conhecida como Lean Thinking e a linha que desenvolve seus estudos nas áreas administrativas ou de serviços; que é o Lean Office ou escritório enxuto.
Ao analisar os dados levantado para esta tese, verificou-se que os estudiosos consultados não costumam desenvolver pesquisas que estejam vinculadas diretamente a linha de produção e também as pessoas que fazem parte destas linhas, deixando assim uma lacuna entre partes que se completam, pessoas e processos.
Desta feita, para este estudo foi trabalhado as duas linhas em uma mesma pesquisa, onde considerou-se não só a linha de produção, mas também os envolvidos no projeto1.
A partir deste estudo foi possível criar uma ferramenta, inédita, inovadora e com bases nas duas linhas, e que por meio de sua aplicação, foi possível entender as demandas e desejos dos gestores, cliente, colaboradores e também das possíveis falhas nos processos ligados a produção.


Gestão de Projetos
Licitação Pública