Gonçalves, Maria Augusta Salin

Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação / Maria Augusta Salin Gonçalves - 15. ed. - Campinas, SP: Papirus, 2012. - 192 p. - Coleção Corpo e Motricidade .

Inclui bibliografia.

1 O corpo na vida cotidiana O corpo e o processo de civilização O corpo na sociedade industrial contemporânea O controle do corpo na escola 2 A problemática do homem e sua corporeidade no pensamento filosófico O homem e sua corporeidade na História da Filosofia O homem e sua corporeidade na perspectiva marxista O sentido do corpo em Merleau-Ponty 3 Reflexões sobre o homem 4 A educação e a educação física A Educação A Educação Física A Educação Física como prática transformadora

A questão 'para que se educa?', fundamental em qualquer reflexão sobre educação, só pode ser respondida com referência a valores. Toda a gama de conhecimentos necessários à educação em geral, e à educação física em particular, só adquire sentido se visualizada a partir da concepção de homem, sociedade e de fins da educação. Desse modo, o nível científico em que se movimentam teorias e práticas educacionais da educação física encontra seu funcionamento no nível filosófico, onde buscamos respostas às questões: O que são o homem e a realidade social? Qual o sentido da corporalidade e do movimento na vida humana?


9788530802530


Educação--Filosofia
Comportamento Humano