Bauman, Zygmunt

Estado de crise / Zygmunt Bauman, Carlo Bordini; tradução, Rento Aguiar; revisão, Eduardo Farias, Eduardo Moneiro. -- - Rio de Janeiro: Zahar, 2016. - 191 p.

Título original: State of Crisis.

Inclui índice remissivo.

1 Crise do Estado Uma definição de crise Um estatismo sem Estado Estado e nação Hobbes e o Leviatã 2 Modernidade em crise As promessas retiradas Saindo da modernidade Percorrendo a pós-modernidade Desconstrução e negação O fim da história? 3 Democracia em crise Ética de progresso e democracia Um excesso de democracia? Pós-democracia Por uma nova ordem global

A crise mais séria da modernidade, a de 1929, foi habilmente contornada pelo Estado. Contudo, a crise pela qual hoje passamos é diferente. No mundo globalizado, os governos estão cada vez mais impotentes para gerenciá-la, e os cidadãos, cada vez mais insatisfeitos com seus governantes.
Nesse livro indispensável, Zygmunt Bauman e Carlo Bordoni se debruçam sobre o atual contexto para debater esta nova crise mundial, fazendo uma análise inédita das questões que a sociedade líquida vem enfrentando. Os pensadores advertem que essa crise não é passageira. Por isso, é necessário que se entendam seus mecanismos a fim de estabelecer novos campos de atuação e luta.


9788537815113


Antropologia--Aspecto Social
Problema Social
Crise Financeira
Globalização