O construtivismo em sala de aula - 6 ed - São Paulo : Atica, 2001 - 221 p. - Fundamentos ; v.132 .

1. Os professores e a concepção construtivista Os professores, suas teorias e a concepção construtivista Os professores e a escola A concepção construtivista da aprendizagem escolar e do ensino Os professores, a escola e a concepção construtivista Conclusão Bibliografia 2. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem O que aprendemos quando aprendemos Disposição para a aprendizagem, situações de ensino e avaliação Motivação, autoconceito e representações mutuas Expectativas e atribuições Sentido e significado: o ambito afetivo-relacional e o cognitivo na aprendizagem 3. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteudos: os conhecimentos previos O estado inicial dos alunos Os conhecimentos previos Os esquemas de conhecimento Os conhecimentos previos nos processos de ensino e aprendizagem A exploracao dos conhecimentos previos Ressituar os conhecimentos previos 4. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteudos escolares ? Algumas concepcoes da aprendizagem e do ensino escolar mais habituais entre os docentes A natureza ativa da construcao de conhecimentos na escola A contribuicao do aluno e da aluna a aprendizagem Aprendizagem e conteudos da aprendizagem Aprender conceitos, procedimentos e atitudes O que permite aos alunos aprender determinadas atitudes ? 5. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir Ajuda e ajuste da ajuda Crias zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir processos e criterios Ensinar, ajudar, ajustar, dar assistencia na zona de desenvolvimento proximal 6. Os enfoques didaticos Necessidade de instrumentos para analise da pratica Em que nao estamos de acordo ? A funcao social do ensino e a concepcao dos processos de aprendizagem A concretizacao dos conteudos de aprendizagem como resultado da concepcao social que se atribui ao ensino A concepcao construtivista da aprendizagem e sua relacao com os diferentes conteudos da aprendizagem Os diferentes ambitos da analise de pratica e as sequencias do conteudo Componentes ou variaveis que definem toda opcao metodologica Conclusao 7. A avaliacao da aprendizagem no curriculo escolar: uma perspectiva construtivista Uma proposta de delimitacao e caracterizacao do espaco do problema A concepcao construtivista do ensino e da aprendizagem Os elementos e as decisoes de avaliacao na concretizacao progressiva das intencoe seducativas


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