PERRENOUD, Philippe

Avaliacao : da excelencia a regulacao das aprendizagens entre duas logicas = L'evaluation des eleves: de la fabrication de l'excellence a la regulation des epprentissages. Entre deux logiques - Porto Alegre : Artmed, 1999 - 183 p.

Introducao - A avaliacao entre duas logicas Uma avaliacao a servico da selecao Ou a servico das aprendizagens? O que acontece hoje em dia Panorama da obra Capitulo 1 - A avaliacao no principio da excelencia e do exito escolares A criacao das hierarquias de excelencia: diversidade e negociacao O exito, uma sintese de multiplos julgamentos Capitulo 2 - de que e feita a excelencia escolar? A diversidade dos recursos utilizados As consequencias para a explicacao do fracasso escolar Capitulo 3 - Avaliacao e orientacao escolar A pragmatica da avaliacao A arbitrariedade das normas e dos procedimentos A avaliacao, questao de uma negociacao com armas desiguais A divisao do trabalho de avaliacao e de orientacao Moldar as esperanacas subjetivas Capitulo 4 - Os procedimentos habituais de avaliacao, obstaculos a mudanca das praticas pedagogicas O tempo que resta Uma relacao pervertida com o saber Uma transposicao didatica conservadora O trabalho escolar, preparacao a avaliacao A obcessao da equidade formal desvia das aprendizagens de alto nivel Uma arbitrariedade pouco favoravel ao trabalho em equipe pedagogica Mudar a avaliaco para mudar a pedagogia? Capitulo 5 - A parcela formativa em toda avaliacao continua O senhor Jourdain e a avaliacao formativa A regulacao como vontade e como realidade Os obstaculos a uma regulacao eficaz Uma logica mais do conhecimento do que da aprendizagem Uma imagem muito vaga dos mecanismos da aprendizagem Regulacoes inacabadas Regulacoes muito centradas sobre o exito da tarefa Capitulo 6 - Rumo a didaticas que favorecam uma regulacao individualizada das aprendizagens Da avaliacao formativa a regulacao Por procedimentos didaticos que sirvam a "todos os terrenos" Na realidade, a regra e a diversidade Apostar na auto-regulacao A comunicacao como motor da regulacao A intervencao do professor como modo de regulacao Um realismo surrealista? Capitulo 7 - uma abordagem pragmatica da avaliacao formativa Utilizar todos or recursos possiveis Didatica e regulacao das aprendiazgens Uma regulacao por falta: a avaliacao formativa Regulacao da aprendizagem ou da criatividade? Espacos de jogo e qualificacao dos professores Uma avaliacao economica e praticavel O pragmatismo e uma doutrina Capitulo 8 - Ambiguidades e paradoxos da comunicacao em aula Conceito ou slogan? A glasnot, um velho sonho de pedagogo Comunicar para conviver Competicao e busca de distincao Violencia simbolica e egulacao interativa O preco do silencio Capitulo 9 - Nao mexa na minha avaliacao A avaliacao no centro de um octogono Relacoes entre as familias e a escola Organizacao das turmas e possibilidades de individualizacao Didatica e metodos de ensino Contrato didatico, relacao pegagogica e oficio de aluno Acordo, controle, politica institucional Programas objetivos, exigencias Sistema de selecao e de orientacao Satisfacoes pessoais e profissionais A abordagem sistemica pode ser desmobilizadora? Conclusao - A coexistencia de logicas antagonistas O bom, o estupido e o vagabundo Uma tentacao: remeter a certificacao as calendas gregas Um contrato didatico menos conflitual Trabalhar sobre verdadeiras competencias Avaliacao formativa, regulacao, diferenciacao: as mesmas questoes, o mesmo combate


Educação
Avaliação
Formacao
Aprendizagem