TERRA, Jose Claudio Cyrineu

Gestao do conhecimento : o grande desafio empresarial - 2 ed - Sao Paulo : Negocio, 2001 - 313 p.

Introducao Uma fabula sobre a criacao e a destruicao do conhecimento Resultados iniciais A organizacao Dificuldades de comunicacao e tomada de decisao Layout fisico Preparacao dos orcamentos A lideranca ("chefe") A equipe Final da historia Ponto para reflexao Economia e competitividade baseada no conhecimento Indicadores da sociedade do conhecimento O Brasil e a sociedade do conhecimento Comparando as trajetorias de Brasil e Coreia do Sul rumo a construcao de sociedades intensivas em conhecimento Desempeno e competitividade do comercio exterior Competitividade baseada no conhecimento Criatividade, aprendizado e conhecimento tacito Reflexoes de notaveis criadores Reflexoes de pesquisadores e autores notaveis interessados nos processos psicologicos relacionados ao aprendizado, a criatividade e a aquisicao de conhecimento Reflexoes de alguns dos principais gurus organizacionais O papel da emocao Conhecimento tacito Visao do Oriente: equilibrio Conhecimento tacito e o processo de decisao gerencial Evidencias recentes sobre o funcionamento do cerebro humano Interacao com o ambiente externo e com outros A importancia de diferentes perspectivas Resumindo Gestao do conhecimento: relacao com resultados empresariais no Brasil Gestao do conhecimento e resultados empresariais no Brasil Sete dimensoes da gestao do conhecimento Dimensao 1: fatores estrategicos e o papel da alta administracao Definindo o foco: "competencias centaris" e "areas de conhecimento" Criando metas ambiciosas e um permanente senso de direcao e urgencia Caso pratico: Lloyds Bank Com relacao a definicao de competencias centrais Com relacao a criacao de um estado de alerta permanente Com relacao ao sistema de recompensa Reflexoes finais a dimensao 1 Questionario para a reflexao/estrategia & alta administracao Dimensao 2: culturas e valores organizacionais Caracteristicas de ambientes e culturas criativos Cultura visionaria: caso da 3M A perspectiva dos funcionarios Gestao do recurso tempo Novos espacos de trabalho Caso natura Caso Audi/Volkswagem Reflexoes finais sobre a dimensao 2 Questionario para reflexao/cultura organizacional Dimensao 3: estrutura organizacional Revisao do modelo hierarquico-burocratico Estruturas organizacionais que se sobrepoem a estrutura hierarquico-burocratica Estruturas organizacionais que procuram romper com a tradicao hierarquico burocratica Grupos, equipes e redes de aprendizado Reflexoes finais sobre a dimensao 3 Questionario para reflexao/organizacao e processos de trabalho Dimensao 4: administracao de recursos humanos Recrutamento e selecao Treinamento Qual o desafio das empresas brasileiras Carreira e sistemas de recompensa Reflexoes finais sobre a dimensao4 Questionario para reflexao/politicas e praticas para a administracao de recursos humanos Dimensao 5: sistemas de informacao Repositorio de conhecimento: WEG/SA, dados de 1998 Excesso de informacao Acesso as informacoes Compartihamento de conhecimento: sistemas de informacao ou contatos pessoais? Elemento humano: interligacao com os demais processos de gestao e conhecimento tacito Reflexoes finais sobre a dimensao 5 Questionario para reflexao/sistemas de inforamacao & comunicacao Dimensao 6: mensuracao de resultados Avaliacao dos sistemas contabeis vigentes Esforcos recentes de mensuracao do capital intelectual Caso Skandia: identificacao e mensuracao de cinco focos de valor para a empresa


Gestao do Conhecimento
Administracao
Empresas
Criatividade
Sociedade do Conhecimento
Brasil


Brasil