EBOLI, Marisa

Educação corporativa no Brasil : mitos e verdades - Sao Paulo : Gente, 2004 - 278 p.

1ª PARTE - Introdução ao tema Capítulo - 1: Educação e gestão empresarial - Breve retrospectiva sobre o papel da educação na sociedade - A passagem da administração taylorista-fordista para a gestão flexível - Desenvolvimento de pessoas como fator de sucesso empresarial Capítulo - 2: Educação corporativa - contexto de surgimento e principais conceitos - O contexto de surgimento das universidades corporativas - Principais conceitos e objetivos - Articulando os conceitos: educação corporativa, gestão do conhecimento e gestão por competências Capítulo - 3: Princípios de sucesso e as melhores praticas da educação corporativa - Referencial teórico: uma proposta em construção - Educação corporativa: a revolução silenciosa na gestão empresarial brasileira - As melhores praticas - Educação setorial: parcerias para ampliar as condições de competitividade - Três casos ilustrativos de universidade setorial: Universidade Corporativa Abrange, Universidade de Alimentos (UAL) e Universidade corporativa Secovi 2ª PARTE - Os sete princípios e 21 casos de sucesso Capítulo 4 - Princípio nº 1: Competitividade - Casos ilustrativos: Academia ABN Amro-Brasil, Boston School, Universidade corporativa Banco do Brasil, Universidade BNDES, Universidade Corporativa Caixa e Universidade Visa - Alguns comentários sobre seis experiências do setor financeiro brasileiro Capítulo 5 - Princípio nº 2: Perpetuidade - Casos ilustrativos: educação corporativa natura, Instituto de formação Carrefour e Universidade Sadia Capítulo 6 - Princípio nº 3: Conectividade - Casos ilustrativos: educação corporativa Microsiga, Universidade Renner e Universidade Corporativa Vale Capítulo 7 - Princípio nº 4: Disponibilidade - Casos ilustrativos: Siemens Management Learning, Universidade Corporativa Embratel e Universidade empresarial Sabesp Capítulo 8 - Princípio nº 5: Cidadania - Caso ilustrativo: Uniredebahia - Mais uma vez o setor financeiro Capítulo 9 - Princípio nº 6: Parceria - Casos ilustrativos de parceria interna: Amil Universidade corporativa e Universidade Correios - Casos ilustrativos de parceria externa: Alcatel University e Universidade Corporativa da Volkswagen Brasil - AutoUni Capitulo 10 - Principio nº 7: Sustentabilidade - Caso ilustrativo: Centro de Excelência Elektro Capítulo 11 - Uma tentativa de síntese 3ª PARTE - Educação corporativa: desafios e perspectivas Capítulo 12 -As experiências ibero-americanas Capítulo 13 -A rota da educação corporativa no Brasil: desafios à pesquisa Capítulo 14 - Desafios e perspectivas para a educação corporativa no Brasil


Educação
Educaçao Corporativa
Aquisição de Conhecimento
Competitividade
Cidadania


Brasil