TY - BOOK AU - EBOLI,Marisa TI - Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades PY - 2004/// CY - Sao Paulo PB - Gente KW - Educação KW - Educaçao Corporativa KW - Aquisição de Conhecimento KW - Competitividade KW - Cidadania KW - Brasil N1 - 1ª PARTE - Introdução ao tema; Capítulo - 1: Educação e gestão empresarial; - Breve retrospectiva sobre o papel da educação na sociedade; - A passagem da administração taylorista-fordista para a gestão flexível; - Desenvolvimento de pessoas como fator de sucesso empresarial; Capítulo - 2: Educação corporativa - contexto de surgimento e principais conceitos; - O contexto de surgimento das universidades corporativas; - Principais conceitos e objetivos; - Articulando os conceitos: educação corporativa, gestão do conhecimento e gestão por competências; Capítulo - 3: Princípios de sucesso e as melhores praticas da educação corporativa; - Referencial teórico: uma proposta em construção; - Educação corporativa: a revolução silenciosa na gestão empresarial brasileira; - As melhores praticas; - Educação setorial: parcerias para ampliar as condições de competitividade; - Três casos ilustrativos de universidade setorial: Universidade Corporativa Abrange, Universidade de Alimentos (UAL) e Universidade corporativa Secovi; 2ª PARTE - Os sete princípios e 21 casos de sucesso; Capítulo 4 - Princípio nº 1: Competitividade; - Casos ilustrativos: Academia ABN Amro-Brasil, Boston School, Universidade corporativa Banco do Brasil, Universidade BNDES, Universidade Corporativa Caixa e Universidade Visa; - Alguns comentários sobre seis experiências do setor financeiro brasileiro; Capítulo 5 - Princípio nº 2: Perpetuidade; - Casos ilustrativos: educação corporativa natura, Instituto de formação Carrefour e Universidade Sadia; Capítulo 6 - Princípio nº 3: Conectividade; - Casos ilustrativos: educação corporativa Microsiga, Universidade Renner e Universidade Corporativa Vale; Capítulo 7 - Princípio nº 4: Disponibilidade; - Casos ilustrativos: Siemens Management Learning, Universidade Corporativa Embratel e Universidade empresarial Sabesp; Capítulo 8 - Princípio nº 5: Cidadania; - Caso ilustrativo: Uniredebahia; - Mais uma vez o setor financeiro; Capítulo 9 - Princípio nº 6: Parceria; - Casos ilustrativos de parceria interna: Amil Universidade corporativa e Universidade Correios; - Casos ilustrativos de parceria externa: Alcatel University e Universidade Corporativa da Volkswagen Brasil - AutoUni; Capitulo 10 - Principio nº 7: Sustentabilidade; - Caso ilustrativo: Centro de Excelência Elektro; Capítulo 11 - Uma tentativa de síntese; 3ª PARTE - Educação corporativa: desafios e perspectivas; Capítulo 12 -As experiências ibero-americanas; Capítulo 13 -A rota da educação corporativa no Brasil: desafios à pesquisa; Capítulo 14 - Desafios e perspectivas para a educação corporativa no Brasil ER -