PINTO, Luiz Fernando da Silva

Gestão-cidadã : ações estratégias para a participação social no Brasil - 2 ed - Rio de Janeiro : FGV, 2003 - 435 p.

Parte I - A mobilização do governo, da sociedade e do empresariado para o desenvolvimento de programas de melhoria do bem-estar social e da qualidade de vida no Brasil 1. O processo de desenvolvimento e a participação social no Brasil 2. Programas de assistência social: Alavancagem comunitária, protocolos de solidariedade e voluntariado 3. Programas comprometidos com a sistemática do balanço social 4. Programas comprometidos com códigos de ética, de procedimentos e de valores 5. Programas direcionados para o universo da responsabilidade social Parte II - O governo e os programas de assistência social 6. Histórico da assistência social no Brasil 7. A assistência na transição dos anos 1970 para os 80 8. As arízes da alavancagem comunitária no Brasil 9. A assistência social no Brasil: as décafas de 1980 e 90 e o panorama atual 10. Os precursores do balanço social no panorama internacional Parte III - O engajamento empresarial em programas de particiapção social mediante o desenvolvimento de balanços sociais 11. O balanço social no Brasil: passos iniciais 12. As contribuições de Jeorge Oscar de Mello Flôres e da Consultec S.A ao desenvolvimento de projetos e balanços sociais 13. A contribuição de Herbert de Souza e do ibase na área do balanço socia 14. O engajamento empresarial no front do balanço social: a evolução do processo 15. O balanço social em ação integrada do Legislativo, do executivo e de seus segmentos na sociedade organizada 16. Cases de balanços sociais, com várias configurações-padrão ja adotadas no Brasil 17. O provável transboardamento do balanço social como instrumento de interface com a sociedade Parte IV - O engajamento do empresariado em programas de participação social catalisados por códigos éticos, de procedimentos e de valores 19. A contribuição de Konosuke Matsushita ao campo de ética 20. A FGV e o universo ético: Cene/Eaesp/FGV 21. A questão do clima ético 22. Códigos éticos, de procedimento e de valores 23. Clima corporativo - a contribuição da revista Exame 24. Investimentos éticos (re) compensam 25. A ética como força direcionadora para programas de responsabilidade social Parte V - O engajamento do empresariado em ações de participação social através de programas de responsabilidade social 26. Considerações iniciais 27. Knosuke matsushita e seu precursor engajamento no universo da responsabilidade social 28. Grandes intuitos promotores e catalisadores de ações no campo da responsabilidade social no Brasil 29. A Petrobras e proposta de interação em atividades de participação social 30. A investigação da revista Exame no campo da cidadania corporativa 31. Prováveis tendências da mobilixação empresaril no campos da responsabilidade social 32. Ações integradoras no desafio da participação social Parte VI - Palavras finais: a busca da felicidade nacional bruta no Brasil 33. Alavancagem empresarial na participação social e a gestão-cidadã

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