Terra, José Cláudio C.

Gestão do conhecimento : o grande desafio empresarial - 5. ed., rev. e atual - Rio de Janeiro : Elsevier, 2005 - 315 p.

1. Introdução: trajetória pessoal de envolvimento com a gestão do conhecimento Parte 1 - Contexto & fundamentos teóricos 2. Uma fábula sobre a criação e a destruição do conhecimento Resultados iniciais Final da história Pontos para reflexão 3. Economia e competitividade baseada no conhecimento Era da comunicação e das redes Colaboração e geração de conhecimento Valor do recurso conhecimento e novos conceitos de produtividade Ativos intangíveis: patentes e marcas Retornos crescentes Indicadores da Sociedade do conhecimento Setores primários Relação entre conhecimento e comércio exterior Trabalhadores do conhecimento Trabalhadores do conhecimento e desigualdades Comparando as trajetórias do Brasil e da Coréia do Sul rumo à construção de Sociedades intensivas em conhecimento Competitividade baseada no conhecimento 4. Criatividade, aprendizado e conhecimento tácito O papel da emoção Evidências recentes sobre o funcionamento do cérebro humano Conhecimento tácito Visão do oriente: equilíbrio Conhecimento tácito e processo de decisão gerencial Interação com o ambiente externo e com outros A importância de diferentes perspectivas Resumo 5. Gestão do conhecimento na empresa; relação com resultados empresariais no Brasil Gestão do conhecimento e resultados empresariais no Brasil Parte 2 - As 7 dimensões da gestão do conhecimento 6. Dimensão 1: Fatores estratégicos e papel da alta administração Definindo o foco "competências centrais e áreas de conhecimento" Criando metas ambiciosas e um permanente senso de direção e urgência Preparando o próprio futuro Estratégia de conhecimento 7. Dimensão 2: Cultura e valores organizacionais Características de ambientes e culturas criativos Cultura vicionária: Caso da 3M A perspectivas dos funcionários Confiança e compartilhamento de conhecimento Fomento e prática do diálogo Gestão do recurso tempo Novos espaços de trabalho Celebrações 8. Dimensão 3: Estrutura organizacional Parte I: Discussões sobre alternativas ao modelo hierárquico-burocrático Parte II: Maneiras emergentes para organizar o aprendizado coletivo 9. Dimensão 4: Administração de recursos humanos Recrutamento e seleção Treinamento O desafio das empresas brasileiras Carreira Sistemas de avaliação e recompensa 10. Dimensão 5: Sistemas de informação Excesso de informação Compartilhamento e acesso às informações Taxonomia Portais corporativos Usabilidade Compartilhamento de conhecimento: sistemas de informação ou contatos pessoais? Elemento humano: interligação com os demais processos de gestão e conhecimento tácito 11. Dimensão 6: Mensuração de resultados Avaliação dos sistemas contábeis vigentes Esforços recentes de mensuração do capital intelectual O balanced scorecard e a gestão do conhecimento 12. Dimensão 7: Aprendizado com o ambiente Teoria dos clusters e suas implicações Aprendizado por meio de alianças Aprendizado com clientes Aprendizado e redes com fornecedores Benchmarking e inteligência competitiva 13. Considerações finais Formalização da gestão do conhecimento no ambiente empresarial Focos de ação relacionados à gestão do conhecimento Impacto para a sociedade brasileira

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