PORTUGAL, Licinio de Silva

Análise crítica dos estudos de capacidade viária e uma concepção para o século XI - Rio de Janeiro : FGV, Jan-Fev2005

Este artigo identifica e caracteriza os principais aspectos e conceitos tradicionalmente considerados nos estudos de capacidade viária, com os propósitos de: ampliar seu escopo de análise de acordo com um enfoque mais global e integrado ao ambiente socioeconômico: estabelecer temas e dimensões a serem intraduzidos e mais bem abordados: explicitar o uso da capacidade viária como uma ferramenta poderosa, não só para otimizar os interesses da demanda do tráfego, mas também para tornar viável as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida; apresentar um quadro de informação que possa contribuir e ser útil aos futurus desenvolvimentos nesse campo. Os resultados dessa pesquisa estão baseados em uma extensa revisão bibligrafica, na qual se destaca o Highway capacity manual (Highway Research Board, 2000), por ser a principal referência dos estudos capacidade e poder servir de modelo para os novos trabalhos destinados à sistematização do conhecimento nessa área, segundo um contexto de análise mais abrangente, tal como se propõe neste artigo e conforme a tendência observada nos estudos de transportes. Verificou-se a importância de contemplar também além da qualidade de serviço, os impactos ambintais, fortalecendo o processo de apoiio à tomada de decisão para a melhora do funcinamento do sistema viário. Constatou-se ainda a necessidade de intensificar e sistematizar os estudos de capacidade da rede viária, além de considerar a infraestrutura administrativa como parte da oferta de serviços viários


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