CRUZ, Tadeu

Reengenharia na prática : metodologia do projeto com formulários - Sao Paulo : Atlas, 1995 - 142 p.

Parte I: reengenharia e seus relacionamentos Um comeco Um pouco de historia O que e reengenharia? O Dr. Edwards Deming Definicao de reengenharia Pontos-chaves na reengenharia Tipos de reengenharia Processos e atividades Mudancas que ocorrem numa empresa que fez reengenharia em seus processos Desastres que ocorrem numa empresa que fez reengenharia em seus processos Inovacao ou melhoria? Consultores e consultorias Como deve ser utilizado o consultor ou a consultoria? Dicas Relacionamentos Cadeia de comando Cadeia de valores Atividades de suporte Atividades primarias Tecnologia de informacao Cliente-servidor Groupware Workflow Outsourcing Parte II - metodologia passo a passo Introducao O inicio do projeto Diagrama de Ishikawa 1 etapa - conhecer o efeito 2 etapa - o brainstorm 3 etapa - identificacao das causas principais 4 etapa - identificacao das raizes 1 fase: a escolha da equipe A primeira reuniao do grupo 2 fase: descrever o processo 3 fase: descrever as funcoes 4 fase: listar as atividades 5 fase: descrever as atividades 6 fase: diagrama das atividades 7 fase: custeio das atividades 8 fase: levantamento de TI 9 fase: fatores criticos de sucesso CSF's versus metas CSF's versus obstaculos Obstaculos versus implicacoes Obstaculos versus solucoes 10 fase: benchmarking 11 fase: desenvolver o novo processo Como projetar o novo processo? 1 etapa: conhecer a tecnologia de informacao 2 etapa: criar as novas atividades 3 etapa: analisar as ligacoes das novas atividades 4 etapa: criar as novas medidas de desempenho 5 etapa: calcular os custos do novo processo 6 etapa: criar os procedimentos das novas atividades 7 etapa: criar o piloto da nova atividade 8 etapa: implantar o novo processo Por que a reengenharia falha? Falta de comprometimento da alta gerencia Falta de motivacao dos empregados Falta reengenharia Falta de comunicacao Parte III - formularios para desenvolver o projeto


Reengenharia
Técnica Administrativa
Empresa Privada
Agente de Mudança
Comportamento Organizacional
Valor
Equipe
Inovação
Motivação
Consultoria
Criatividade
Engenharia Reversa
Avaliação de Desempenho
Tecnologia da Informação
Estrutura Organizacional
Administração Estratégica
Hierarquia