Madureira, César

Resultados da formação profissional comportamental dos quadros superiores na reforma da administração pública portuguesa (1996-2001) - Rio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2005

Os resultados coletados alertam para o fato de na maioria dos serviços da administração pública portuguesa não existirem os diagnósticos de necessidades formalizados, os planos de formação, a partilha dos sistemas de avaliação com as organizações promotoras, o aprofundamento das mesmas, os centros de formação (principalmente os que produzem formação na área comportamental) e o envolvimento dos serviços clientes em todo o processo formativo. Apesar disso, quadros superiores e dirigentes continuam otimistas no que concerne ao papel da formação comportamental na modernização administrativa. Apesar disso, os resultados revelam inúmeras incoerências e contradições, sendo evidente que, para já, não existe nenhum envolvimento dos funcionários (mesmo tratando-se de quadros superiores), nenhuma articulação das ações de formação comportamental com os (ainda escassos) projetos de modernização administrativa


Comportamento Organizacional
Capacitação Profissional
Reforma Administrativa
Avaliação de Desempenho