Um computador por aluno : a exeperiência brasileira - Brasília : 2008 - 193 p. - Série avaliação de políticas públicas ; 1 .

- Parte 1 - Tecnologia e educação: experiências nacionais e internacionais - Tecnologias digitais na escola 1. Velhos métodos, novas competências 2. Os laptops educacionais 3. Computadores nas escolas brasileiras 4. O ProInfo 5. Inclusão digital - Avaliações de projetos internacionais: laptops nas escolas e o paradigma Um para Um 1. Texas e maine 2. Professores, tecnologias e práticas de ensino 3. Evidências positivas e estratégias de implementação - Parte 2 - Um computador por aluno: considerações sobre o pré-piloto da experiência brasileira de implantação do paradigma um para um em escolas públicas - Características da implementação do pré-piloto - O UCA em sua fase inicial 1. Ambientes e contextos diferenciados 2. Infra-estrutura tecnológica, equipamentos e conectividade 3. Infra-estrutura física e logística de utilização 4. Suporte técnico 5. Capacitação profissional e suporte pedagógico 6. Fontes de financiamento 7. O processo licitatório na fase piloto do UCA 7.1 O objeto e a entidade promotora da licitação 7.2 A mobilidade de licitação adotada: aspectos legais e conceituais 7.3 O processo de licitação: o edital e a sessão pública do pregão 7.3.1 O edital 7.3.2 A sessão pública do pregão: procedimentos e resultados 7.4 Considerações sobre o processo licitatório 7.5 Considerações finais - Uma primeira avaliação dos usos e efeitos do laptop educacional 1. Interação homem-máquina e comunicação dialógica 2. Professores e práticas de sala de aula 3. Os alunos e a escola 4. Inclusão digital

9788573655360


Educação
Tecnologia Educacional
Inclusão Digital
Magistério
Tecnologia
Ensino Público
Administração da Educação


Brasil