SHIMOTAKAHARA, Leslie

Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim : Coordenação de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho da Jordânia - Brasília : ENAP, 2009 - 8 f

O caso versa sobre a cooperação entre o Canadá e a Jordânia no desenvolvimento de uma estratégia denominada “Educação para o Emprego e Capacitação Técnica e Vocacional (E-TVET)”. Dentro do Ministério do Trabalho jordaniano, órgão que liderava a ação, foi criada uma unidade de coordenação, para qual foi disponibilizada pela cooperação canadense uma assessora com expertise em educação, Brenda Cooke. Sua tarefa era apoiar o estabelecimento e a operacionalização dessa unidade, conforme termo de referência. Contando com a boa assistência técnica da consultora, o projeto deu certo e gerou lições importantes que são descritas no caso, como a administração adequada das expectativas dos atores envolvidos, abordagem participativa para estabelecer as regras de funcionamento da unidade etc. O caso presta-se ao ensino de temas como cooperação internacional, liderança, gestão de projetos e outros.


Capacitação Profissional
Gestão de Programas e Projetos
Reforma Educacional
Parceria
Consultoria
Grupos de interesse
Inovação
Liderança
Mudança organizacional