SEIGEL, David

Contratar ou não contratar - Brasília : ENAP, 2004 - 6 f

Logo no início do caso, o leitor é colocado no papel de diretor do serviço de atendimento ao cliente de um órgão canadense. Entre as funções do diretor está a de ser responsável pelos serviços administrativos, incluindo os serviços de limpeza regular, prestados por funcionários do órgão. No entanto, tais serviços estão recebendo muitas reclamações, além de outros órgãos governamentais estarem terceirizando esse tipo de atividade. São apresentadas três alternativas ao diretor, com suas implicações: manter o próprio pessoal, contratar os serviços de uma empresa internacional especializada ou contratar uma organização sem fins lucrativos formada por um grupo local de mulheres de ascendência indígena. Ao final do relato há um rol de desafios e questões que suscitam debates. O caso presta-se ao ensino de temas como gestão de pessoas, gestão orçamentária, processo decisório, ética e diversidade.


Contrato
Gestão de Pessoas
Tomada de Decisão
Redução de Custo
Prestação de Serviço
Terceirização
Ética
Diversidade